Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

Outubro - Mês das Competências Digitais
06-Out-2022

Outubro - Mês das Competências Digitais

Portugal INCODE.2030 lançou no passado dia 3 de outubro o Mês das Competências Digitais.  Pela primeira vez, a área governativa da digitalização e da modernização administrativa, no âmbito da iniciativa INCoDe.2030, leva a cabo, durante todo o mês de outubro e em todo o território nacional, diversas ações dos programas que em Portugal estão a trabalhar na promoção das competências digitais das portuguesas e portugueses.

Em paralelo, arranca a campanha de comunicação #tratarodigitalportu, com o propósito último de incrementar de forma efetiva a digitalização de pessoas e organizações.

No calendário das iniciativas, destacam-se:

· Ações Municipais Eu Sou Digital: sessões de capacitação de competências básicas digitais com pessoas com mais de 45 anos;

· EuSouDigital@Escolas: em parceria com a área governativa da educação, juntaremos alunos e avós de todo o país;

· ENSICO: que levará aulas de computação a jovens do ensino básico;

· Engenheiras Por um Dia: Conferência Shaping The Digital Future - Dia Internacional das Raparigas, em Almada;

· Centro Nacional de Cibersegurança: disponibilização do primeiro calendário de oferta formativa da Academia de Cibersegurança.

Esta mobilização culmina no dia 24 de outubro, com a realização do Fórum das Competências Digitais, que será a sessão de discussão, balanço e apresentação de novas medidas de política pública.

Conheça as iniciativas que decorrem durante este mês:

Conheça as iniciativas do Mês das Competências Digitais

 

Assista ao vídeo “Mês das Competências Digitais - #tratarodigitalportu

Para mais informação consulte o site Portugal INCODE.2030

ver detalhe
Semana Europeia da Programação: arranca novo ciclo de formação gratuita, 12, 19 e 26 de outubro de 2022
04-Out-2022

Semana Europeia da Programação: arranca novo ciclo de formação gratuita, 12, 19 e 26 de outubro de 2022

Por ocasião da Semana Europeia da Programação (#CodeWeek), que se celebra em outubro com o objetivo de impulsionar o pensamento computacional, a programação e outras competências digitais, regressam os seminários de formação em linguagens computacionais organizados pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu em Portugal, através da Casa Europa.

O quê: o ciclo de formação inclui três seminários on-line dados por formadores certificados. Esta edição insere-se nas atividades da Semana Europeia da Programação com vista a reforçar a aprendizagem de programação, nomeadamente em Criação de Websites - HTML & CSS, Análise de Dados - Python e Introdução ao Design UX & UI para mobile, desafiando os participantes a expandir as suas competências digitais e contribuindo para o objetivo de aumentar o contacto com a programação e a literacia digital. A formação dá a oportunidade de assistir a módulos de iniciação aos conceitos básicos de programação, em que os participantes podem interagir com os formadores durante a sessão em direto, colocando perguntas que serão respondidas no chat por um dos formadores que acompanha cada sessão.

Quando: dias 12, 19 e 26 de outubro, às 18h30, com a duração de 1h30min cada

Onde: os seminários serão totalmente transmitidos em direto nas contas de Facebook e Twitter da Representação da Comissão Europeia e de Facebook e Twitter do Parlamento Europeu em Portugal. Posteriormente, as sessões ficarão disponíveis nessas redes sociais para consulta.

Para quem: tal como o ciclo em julho, esta segunda edição deste ano de formação online gratuita em programação é aberta a todos os interessados, mesmo sem conhecimentos prévios.

Recursos: os participantes que se inscrevam previamente e assistam aos seminários na íntegra recebem um certificado de participação e terão acesso à plataforma da Learn - Plataforma_1/2/3 - onde podem consultar as apresentações, exercícios e questionários e participar num fórum com os formadores e demais participantes.

Inscrições: já estão abertas no website da Representação da Comissão Europeia.

Contexto:

Desde 2020, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia em Portugal, através da Casa Europa, organizam ciclos de formação em programação, online e gratuitos, com uma elevada participação.

Como definido na prioridade Uma Europa preparada para era digital, a União Europeia (UE) está empenhada na capacitação digital, nomeadamente dos jovens, já que um nível adequado de competências digitais é essencial para que as pessoas aproveitem as oportunidades oferecidas pela transformação digital em curso.

Nas Orientações para a Digitalização, a Comissão Europeia propôs objetivos ambiciosos para dotar 80% das pessoas de competências digitais básicas e empregar 20 milhões de especialistas em TIC na UE até 2030, reduzindo simultaneamente as disparidades entre homens e mulheres.

No contexto do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, incentivou-se os Estados-Membros a incluírem reformas e investimentos nos seus Planos de Recuperação e Resiliência, com o objetivo de impulsionar a formação em competências digitais e promover a literacia digital. Portugal é líder da UE no que toca aos serviços públicos digitais. No entanto, enfrenta uma série de desafios no domínio digital que podem ser abordados no seu Plano de Recuperação e Resiliência, cujas medidas de apoio à transição para uma sociedade mais digital representam um montante que corresponde a 22% da dotação total do plano.

#DigitalEU  #Codeweek  #EYY2022  #CasaEuropa

Para mais informação consulte o site da Comissão Europeia "Semana Europeia da Programação: arranca novo ciclo de formação gratuita".

ver detalhe
GEP apoia reabilitação de equipamentos sociais em Cabo Verde
16-Set-2022

GEP apoia reabilitação de equipamentos sociais em Cabo Verde

No âmbito da cooperação com o Ministério da Família, Desenvolvimento e Inclusão Social de Cabo Verde, o GEP tem vindo a apoiar a reabilitação de equipamentos sociais geridos pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), na Ilha do Fogo, em Cabo Verde. 

O atual projeto de desenvolvimento sociocomunitário apoiado pela Cooperação Portuguesa e executado em parceria com a OMCV, no município de São Filipe, visa beneficiar a população em situação de maior vulnerabilidade, nomeadamente, idosos e crianças, em zonas de maior risco, pelo isolamento geográfico e precariedade socioecónomica (famílias de agricultores e criadores) e/ou acesso dificultado à educação e serviços. 

No seu conjunto, integra seis Jardins-de-Infância rurais e um Centro de Dia para idosos, que acolhem um total de 465 crianças, 120 idosos (dos quais 70 em apoio domiciliar) e cerca de 40 trabalhadores, sendo o financiamento destes equipamentos maioritariamente assegurado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (MTSSS).

O projeto tem vindo a sofrer uma transformação positiva, ao longo dos últimos 10 anos, com especial relevo a partir de 2017, que decorreu de alterações no enquadramento político e legal em Cabo Verde, com novos planos e regulamentos direcionados à educação pré-escolar e ao apoio a idosos, mas também de investimentos cofinanciados pelo GEP/MTSSS, traduzindo-se em melhorias significativas nas infraestruturas dos diversos equipamentos sociais e no apoio prestado aos beneficiários dos projetos – uma mudança que foi gerida com dinamismo pela equipa da OMCV, que revelou empenho em melhorar os serviços prestados e, inerentemente, a qualidade de vida das comunidades que serve.

No passado mês de agosto, foi concluída a renovação de mais dois Jardins-de-infância, em Patim e Curral Ocho, onde as obras visaram reconstruir/reabilitar os edifícios, de forma a proporcionar melhores condições nos espaços de aprendizagem, incluindo a construção de mais salas, permitindo acolher mais crianças e dividi-las em grupos, por faixa etária, mantendo-se a preocupação pela integração de crianças com necessidades educativas especiais através de acessibilidades inclusivas. Os jardins infantis dispõem ainda de uma sala comunitária para atividades com os pais/encarregados de educação e com a comunidade, onde são realizadas atividades de sensibilização sobre saúde, educação, saneamento, vacinação e saúde reprodutiva. No presente, são os únicos equipamentos sociais existentes nestas comunidades.

Em anos anteriores, haviam já sido reabilitados os jardins-de-infância de Luzia Nunes (2017) e Achada Mentirosa (2019), adquirida uma nova viatura de passageiros para apoio aos idosos (2020) e obras de melhoria no Centro de Dia (2021), para além do apetrechamento em mobiliário e materiais didáticos para os novos espaços renovados.

Veja a Reportagem da TCV – Televisão de Cabo Verde (25/08/2022).

Foto: Jardim Infantil de Curral Ocho (OMCV)

ver detalhe
Novo website do Serviço Europeu de Recrutamento de Pessoal da UE – EPSO
22-Jul-2022

Novo website do Serviço Europeu de Recrutamento de Pessoal da UE – EPSO

O Serviço Europeu de Recrutamento de Pessoal da UE – EPSO (European Personnel Selection Office) lançou o seu novo website no passado dia 15 de julho.

De entre as novas funcionalidades, destaca-se a criação de uma rede/base de dados de organizações na área da Diversidade & Inclusão:  Diversity & Inclusion | Careers with the European Union (europa.eu).

Através da o preenchimento de um formulário (Registration Form – EPSO D&I database), as organizações em causa terão acesso a informação regular sobre os concursos EPSO, que poderão partilhar internamente. “

ver detalhe
Apelo à Ação de Durban sobre a Eliminação do Trabalho Infantil
20-Jul-2022

Apelo à Ação de Durban sobre a Eliminação do Trabalho Infantil

O Apelo à Ação de Durban sobre a Eliminação do Trabalho Infantil resultou da 5ª Conferência Mundial sobre a Eliminação do Trabalho Infantil  que decorreu em Durban (África do Sul), em maio de 2022.
 
O documento destaca a necessidade de uma ação urgente, porque “as consequências da pandemia da COVID-19, de conflitos armados e de crises alimentar, humanitária e ambiental ameaçam reverter anos de progresso contra o trabalho infantil”.
 
A Declaração inclui compromissos em seis áreas diferentes:
 
  • Tornar o trabalho digno uma realidade para pessoas adultas e jovens em idade superior à mínima de admisssão ao emprego, acelerando os esforços das várias partes interessadas para eliminar o trabalho infantil, dando prioridade às piores formas de trabalho infantil.
  • Acabar com o trabalho infantil na agricultura.
  • Reforçar a prevenção e eliminação do trabalho infantil, incluindo as suas piores formas, trabalho forçado, escravidão moderna e tráfico de pessoas, e a proteção de sobreviventes através de políticas e programas com base em dados, fundamentadas pelos sobreviventes.
  • Reconhecer o direito das crianças à educação e garantir o acesso universal à educação e à formação gratuitas, obrigatórias, de qualidade, equitativas e inclusivas.
  • Concretizar o acesso universal à proteção social.
  • Aumentar o financiamento e a cooperação internacional para a eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado.
 

 

Consulte!

Fonte: OIT-Lisboa

ver detalhe
GEP apoia requalificação de equipamentos sociais em Moçambique
20-Jul-2022

GEP apoia requalificação de equipamentos sociais em Moçambique

No âmbito da cooperação com o Ministério do Género, Criança e Ação Social de Moçambique, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, através do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), tem vindo a financiar diversas obras de requalificação de equipamentos com respostas sociais naquele país africano. 

De entre as intervenções mais recentes, destaca-se as obras realizadas no Projeto “Apoio ao Centro de Dia Mães de Mavalane”, gerido pela Sociedade Missionária da Boa Nova, que integra cinco equipamentos sociais situados em vários bairros na periferia da cidade de Maputo, entre os quais Mavalane A e Mavalane B.

No final de 2021, este projeto beneficiou de um reforço financeiro para a realização de obras de manutenção e requalificação do parque infantil e do pavilhão gimnodesportivo do projeto, bem como para a construção de uma torre para armazenamento de água e de uma infraestrutura de apoio à escola integrada no Centro de Dia. As obras decorreram nos primeiros meses de 2022 e contribuirão para a melhoria das condições destes equipamentos que garantem várias respostas sociais, das quais beneficiam milhares de crianças e jovens.

As obras no parque infantil beneficiam cerca de 250 crianças em risco, com idades entre os 3 e os 6 anos, que frequentam o Jardim Infantil “Mães de Mavalane B”. O reforço financeiro do GEP foi fundamental para melhorar as condições de acolhimento das crianças apoiadas, que são provenientes de famílias vulneráveis e/ou que vivem abaixo do limiar de pobreza. O jardim infantil garante-lhes o acesso a um conjunto de bens e serviços básicos essenciais, como alimentação, cuidados básicos de saúde, fardamento, assistência pré-escolar e desenvolvimento de competências para uma melhor integração no ensino básico.

As restantes obras beneficiam os 4.000 jovens que frequentam o Centro de Dia “Mães de Mavalane”, cerca de um terço dos quais detentores de atestado de pobreza, que são apoiados com material escolar e, num total de 363 jovens, também com alimentação, fardamento e acesso ao sistema de ensino.

O projeto “Apoio ao Centro de Dia Mães de Mavalane” é um dos quatro projetos atualmente apoiados pelo MTSSS no âmbito do Programa de Cooperação que assinou com o Ministério do Género, Criança e Ação Social de Moçambique, na sua maioria dirigidos a crianças e jovens em situação de grande vulnerabilidade.

Foto: Jardim Infantil (SMBN)

ver detalhe
Relatório do Conselho da Europa sobre o reconhecimento jurídico da identidade de género na Europa (Primeiro relatório de revisão da implementação da Recomendação CM/Rec(2010)
15-Jul-2022

Relatório do Conselho da Europa sobre o reconhecimento jurídico da identidade de género na Europa (Primeiro relatório de revisão da implementação da Recomendação CM/Rec(2010)

No passado dia 7 de junho foi publicado o Relatório do Conselho da Europa sobre o reconhecimento jurídico da identidade de género na Europa (Primeiro relatório de revisão da implementação da Recomendação CM/Rec(2010).

Neste relatório o Conselho da Europa faz uma análise sobre o desenvolvimento do reconhecimento jurídico da identidade de género, nos países europeus. 

Verifica-se uma tendência geral de apoio aos direitos das pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo) na Europa. 

Nos últimos dez anos, registou-se um progresso legislativo no sentido de afastar o legado de patologização dos procedimentos do reconhecimento jurídico da identidade de género. 

No que se refere à eliminação da exigência de divórcio, dos procedimentos do reconhecimento jurídico da identidade de género, constata-se que essa exigência mantem-se em alguns Estados-Membros do Conselho da Europa. 

Por último, é de referir que o relatório avança com algumas recomendações gerais. A legislação sobre igualdade de tratamento deve ser acompanhada de medidas políticas apropriadas para sua implementação e revisões regulares. Os Estados-Membros que não dispõem de legislação antidiscriminação que proteja especificamente a identidade de género devem avançar para a sua introdução. Os motivos ligados à identidade de género ou características sexuais da vítima devem ser considerados como “circunstâncias agravantes”.

Mais informação

Relatório do Conselho da Europa sobre o reconhecimento jurídico da identidade de género na Europa (Primeiro relatório de revisão da implementação da Recomendação CM/Rec(2010) disponível aqui.

Consulte!

 

ver detalhe
MTSSS recebe visita oficial da Vice-Primeira-Ministra e Ministra da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste
15-Jul-2022

MTSSS recebe visita oficial da Vice-Primeira-Ministra e Ministra da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste

No âmbito do relacionamento bilateral entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal e o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste, decorre entre 11 e 15 de julho a primeira visita oficial a Portugal da Vice-Primeira-Ministra e Ministra da Solidariedade e Social e Inclusão de Timor-Leste, Armanda Berta dos Santos. 

A visita incluiu encontros com a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado da Segurança Social (SESS), Gabriel Bastos, e com a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e ocorre na sequência da recente visita do SESS a Timor-Leste, que culminou com a assinatura de uma Convenção bilateral sobre Segurança Social.

O programa incluiu igualmente reuniões com diversos dirigentes dos serviços e organismos do MTSSS que mais têm contribuído para a criação e consolidação do Sistema de Segurança Social em Timor-Leste no quadro da cooperação entre os dois ministérios, nomeadamente a Direção-Geral de Segurança Social, o Instituto da Segurança Social, IP, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP e o Instituto de Gestão dos Fundos de Capitalização da Segurança Social, IP e o Gabinete de Estratégia e Planeamento. 

A Vice-Primeira Ministra visitou ainda alguns equipamentos sociais, designadamente a Casa de Acolhimento Gil Teixeira Lopes do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Santa Clara e o CED Jacob Rodrigues Pereira, da Casa Pia de Lisboa, a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA), o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, ainda, uma casa de abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica, gerida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

 

Foto: GEP/MTSSS. Da esquerda para a direita: Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes; Vice-Primeira-Ministra e Ministra da Solidariedade e Social e Inclusão de Timor-Leste, Armanda Berta dos Santos; Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho; Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

ver detalhe
Relatório anual da Comissão Europeia - Evolução do emprego e a situação social na Europa 2022 - Young Europeans: Employment and Social Challenges Ahead
14-Jul-2022

Relatório anual da Comissão Europeia - Evolução do emprego e a situação social na Europa 2022 - Young Europeans: Employment and Social Challenges Ahead

A Comissão Europeia publicou, dia 12 de julho, o seu relatório de 2022 sobre a evolução do emprego e a situação social na Europa (ESDE). O relatório anual ESDE, que é o documento de análise emblemático da Comissão sobre o emprego e os assuntos sociais, fornece análises económicas atualizadas, bem como propostas políticas conexas.

O relatório de 2022 revela que os jovens estão entre os mais afetados pela perda de postos de trabalho durante a crise económica provocada pela pandemia e que a recuperação foi mais lenta do que para outros grupos etários. Considera que as explicações possíveis estão relacionadas com a elevada percentagem de contratos a termo certo e com as dificuldades em encontrar um primeiro emprego quando terminam a escola, a universidade ou cursos de formação.

Baseando-se nos dados anuais mais recentes, o relatório conclui que:

  • A recuperação da pandemia de COVID-19 não foi uniforme. Os jovens (com menos de 30 anos) continuam a enfrentar desafios significativos para encontrar emprego ou para encontrar empregos que correspondam às suas competências e experiência;
  • Em média, há uma maior probabilidade de os jovens terem de enfrentar uma situação social e financeira difícil. Embora existam diferenças acentuadas entre os países da UE, os agregados familiares compostos por jovens são mais pobres;
  • Os desafios que os jovens enfrentam dependem do seu nível de escolaridade e da sua origem socioeconómica;
  • O género é outro fator de desigualdade entre os jovens. Quando iniciam a sua carreira, as jovens europeias ganham, em média, menos 7,2 % do que os seus colegas do sexo masculino, um fosso que aumenta com a idade.

O novo relatório ESDE, pretende identificar e apoiar as políticas sociais e de emprego necessárias para ultrapassar as dificuldades que os jovens enfrentam para se tornarem economicamente independentes, face ao agravamento da situação socioeconómica devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Neste contexto, o relatório ESDE fornece uma análise sobre a forma de resolver os problemas dos jovens. Conclui que as políticas sociais e de emprego deveriam:

  • Fomentar a integração de jovens no mercado de trabalho;
  • Permitir que os jovens adquiram competências;
  • Apoiar a mobilidade dos trabalhadores, um elemento essencial para uma carreira bem-sucedida e resiliente;
  • Reduzir os riscos com que os jovens se deparam (desemprego, doença, pobreza, dívida);
  • Ajudar os jovens a construir a sua própria riqueza e a adquirir propriedade.

Mais informação

Relatório anual da Comissão Europeia - Evolução do emprego e a situação social na Europa 2022 - Young Europeans: Employment and Social Challenges Ahead disponível aqui .

Consulte!

 

ver detalhe
Portugal e Timor-Leste assinam Convenção sobre Segurança Social
30-Jun-2022

Portugal e Timor-Leste assinam Convenção sobre Segurança Social

Foi assinada esta quarta-feira, dia 29 de junho, a Convenção sobre Segurança Social entre Portugal e Timor-Leste, pela Vice-Primeira Ministra e Ministra da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste, Armanda Berta dos Santos, e pelo Secretário de Estado da Segurança Social de Portugal, Gabriel Bastos, numa cerimónia ocorrida em Díli, no âmbito da sua visita oficial a Timor-Leste. 

De acordo com as declarações do Secretário de Estado à agência Lusa, “esta é uma convenção muito importante, porque permite a mobilidade dos trabalhadores e famílias e a proteção dos direitos adquiridos ou em curso de aquisição, desses trabalhadores, à proteção social”.

A Convenção terá agora de ser ratificada por ambos os países, devendo posteriormente ser objeto de um acordo administrativo para efetivar a sua implementação.

A deslocação do Secretário de Estado da Segurança Social a Timor-Leste, realizada em representação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, teve início no passado dia 24 de junho e conta com a presença de uma delegação constituída pelo Chefe de Gabinete do Secretário de Estado, pelo Diretor-Geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento e pela Subdiretora-Geral de Segurança Social. 

Para além da assinatura da Convenção, o programa desta missão, que visa o reforço das relações de cooperação nas áreas de competência de ambos os ministérios, inclui a realização de visitas a algumas das respostas e equipamentos sociais apoiados no âmbito do Programa de Cooperação bilateral vigente, e a participação na Conferência de Alto Nível sobre Segurança Social e Desenvolvimento Humano, promovida pelo Instituto Nacional de Segurança Social de Timor-Leste, em parceria com o projeto ACTION/Portugal, implementado pela Organização Internacional do Trabalho e financiado pelo GEP/MTSSS.

Foto: MSSI-TL

ver detalhe