Representantes dos serviços do MTSSS reuniram online a 9 de maio com representantes do Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social (MOHRSS) da China, da Academia e Parceiros Sociais daquele país, com vista a trocar informações e experiências sobre o alargamento da cobertura da proteção social aos trabalhadores das plataformas digitais. O MTSSS foi representado pelo GEP (coordenou) a ACT, DGERT e DGSS.
Na reunião, organizada com a colaboração dos Escritórios da OIT em Lisboa e Pequim, no contexto do Projeto UE-China "Melhorar a capacidade institucional da China para a proteção social universal (Fase 2)" financiado pela União Europeia, foi apresentado o atual quadro jurídico decorrente das reformas recentes operadas em Portugal para alargar efetivamente a cobertura dos trabalhadores das plataformas e dos trabalhadores. O intercâmbio técnico entre peritos chineses e portugueses forneceu contributos valiosos para a investigação em curso sobre a forma de alargar a cobertura da proteção social aos trabalhadores das plataformas chinesas.
Os intervenientes chineses colocaram diversas questões para aprofundar o conhecimento da experiência portuguesa e reforçou a colaboração bilateral entre a China e Portugal em questões relacionadas com a proteção social, marcada já por várias reuniões e visitas de delegações de funcionários chineses aos serviços do MTSSS.
Para mais informações consulte o site da International Labour Organization (ILO).