Decorreu no dia 11 de setembro, no Centro Cultural Português em Bissau, a cerimónia de lançamento do primeiro Boletim Estatístico sobre Proteção Social da Guiné-Bissau.
A publicação reúne indicadores de todo o sistema de proteção social do país, que permitem conhecer melhor a realidade da proteção social no país, contribuindo para a definição de políticas de alargamento da cobertura de proteção social, bem como para a monitorização do progresso da meta 1.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativa aos pisos de proteção social.
A publicação foi elaborada pelo Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Estatísticas de Proteção Social (GITEPS), que reúne várias instituições guineenses que trabalham na área da proteção social e estatísticas, e contou com o apoio do projeto ACTION/Portugal, destinado ao reforço dos sistemas de proteção social dos PALOP e Timor-Leste, implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (GEP/MTSSS).
Na sessão de abertura, o Diretor-Geral do GEP/MTSSS, José Luís Albuquerque, manifestou, a partir de Lisboa, a satisfação e orgulho em participar no lançamento do Boletim, felicitando todos os serviços e técnicos envolvidos na sua elaboração, incluindo a OIT. Na sua intervenção, realçou a importância de disponibilização de informação fiável, robusta e abrangente para apoio às políticas de proteção social e o papel do GITEPS na coordenação e articulação do trabalho de elaboração da publicação, bem como para a produção de novos Boletins no futuro. Referiu, ainda, a complementaridade de atuação do projeto ACTION/Portugal com a cooperação bilateral do MTSSS, no apoio à criação de um sistema de proteção social na Guiné-Bissau que, como o Boletim evidencia, é ainda muito embrionário.
A publicação de informação estatística atualizada, que se pretende seja cada vez mais desagregada e fiável, é um importante instrumento de apoio à tomada de decisões informadas na implementação e seguimento de políticas de proteção social e, ainda, na monitorização dos resultados alcançados pelas instituições nacionais no cumprimento das suas atribuições, contribuindo para a transparência da gestão pública.
O 1.º Boletim Estatístico da Proteção Social da Guiné-Bissau está disponível no site do ACTION/Portugal .