No âmbito da sua cooperação com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Modernização do Estado da Guiné-Bissau (MAPTME), o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (MTSSS) promoveu duas ações de formação, que decorreram entre 13 e 17 de novembro naquele país da África Ocidental.
As formações tiveram como objetivos reforçar a capacidade técnica dos organismos guineenses envolvidos e promover a troca de experiências entre ambos os países e foram desenvolvidas no quadro do Programa de Cooperação assinado entre ambos os ministérios para o período 2021-2025, que prevê a implementação de um amplo conjunto de atividades de capacitação institucional nos domínios de intervenção comuns.
A ação de formação “Fiscalização na Segurança Social” foi assegurada pelo Instituto da Segurança Social (ISS, I.P.) e decorreu entre 13 e 17 de novembro, tendo como destinatários técnicos e dirigentes dos serviços de Inspeção, bem como das estruturas desconcentradas (delegacias) do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) da Guiné-Bissau. A ação foi ministrada pelo Diretor da Unidade de Fiscalização do Algarve, Hugo Leonardo, e pelo Diretor da Unidade de Fiscalização de Lisboa e Vale do Tejo, Ricardo Antunes.
Os princípios éticos e jurídicos inerentes à atividade de fiscalização, o perfil do/a inspetor/a de Segurança Social, as técnicas de inquirição e a elaboração de relatórios de inspeção foram alguns dos tópicos abordados nesta formação, que incluiu igualmente a discussão de casos e a realização de exercícios práticos.
Para além da formação em sala, que decorreu numa unidade hoteleira da capital guineense, foi possível aos formadores do ISS, I.P. acompanhar duas ações de fiscalização no terreno e ainda realizar uma visita à sede do INSS na província Norte, setor de Canchungo, para melhor conhecimento dos procedimentos, complexidades e caraterísticas destas estruturas.
Paralelamente, decorreu entre os dias 14 e 17 de novembro, na mesma unidade hoteleira, a formação “Direito à Greve e Negociação Coletiva”, da responsabilidade da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) do MTSSS, que teve como público-alvo os técnicos da Direção-Geral do Trabalho e da Inspeção-Geral do Trabalho do MAPTME, bem como membros de organizações representativas dos trabalhadores e dos empregadores guineenses.
A ação foi dinamizada pela Diretora de Serviços das Relações Profissionais nas Regiões Norte e Centro, Alexandra Silva, e pela Diretora de Serviços das Relações Profissionais nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, Paula Fernandes, que abordaram temas como a história do direito à greve e da liberdade sindical, a relação do direito à greve com outros direitos constitucionais em Portugal e na Guiné-Bissau, os procedimentos de conciliação e mediação de conflitos coletivos de trabalho e a igualdade de género no âmbito da negociação coletiva.
Associado a esta formação, o MAPTME organizou em Bissau, na tarde do dia 13 de novembro, um seminário subordinado ao tema “Trabalho Decente e as suas Múltiplas Dimensões”, que contou com a presença da Senhora Ministra da Administração Pública, Trabalho e Modernização do Estado da Guiné-Bissau na sessão de abertura e com a participação de Paula Fernandes num dos painéis, no qual fez uma intervenção sobre a negociação coletiva e o direito à greve, com enfoque no contexto português.
Imagem: fotografias dos grupos de formandas/os com as/os formadoras/es (em cima: ISS, IP; em baixo: DGERT) © MTSSS