Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

Ministros do Trabalho da CPLP reuniram em Lisboa
24-Abr-2024

Ministros do Trabalho da CPLP reuniram em Lisboa

Realizou-se no dia 19 de abril de 2024, em Lisboa, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a I Reunião Extraordinária de Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP (REMTAS). O encontro foi organizado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola, que assegura atualmente a presidência desta reunião ministerial, e pelo Secretariado Executivo da CPLP, tendo sido precedido por várias reuniões técnicas preparatórias que tiveram lugar entre os dias 16 e 18 de abril, nas quais participaram representantes de diversos serviços do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social português, nomeadamente o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Direção-Geral da Segurança Social.

Esta reunião extraordinária teve como objetivo principal a aprovação do Plano Estratégico de Cooperação para o Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP 2024-2030, tal como ficara decidido na reunião ministerial anterior, realizada em maio de 2023, em Benguela (Angola). Estruturado em torno de oito eixos de intervenção, este instrumento visa orientar as atividades da cooperação entre os Estados-membros da Comunidade em domínios tão relevantes como o alargamento da proteção social, a promoção do trabalho digno, o combate ao trabalho infantil, o reforço da inspeção do trabalho, a avaliação de políticas e a partilha de informação e de boas práticas.

Na agenda da reunião esteve também a Convenção Multilateral de Segurança Social da CPLP, assinada em Díli, a 24 de julho de 2015, no âmbito da XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, por Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe, e em 2019 por Timor-Leste. A Convenção foi ratificada por Timor-Leste e por Portugal em 2023 e entra em vigor trinta dias após a ratificação por um terceiro Estado. O Brasil e Cabo Verde informaram que se encontra já em curso o respetivo processo de ratificação.                             

A Convenção permitirá reforçar a proteção social das pessoas abrangidas ao assegurar a totalização de períodos de seguro cumpridos nos Estados Parte para efeitos de abertura de direitos a prestações por velhice, invalidez e morte, bem como a sua exportação, e a possibilidade de recurso ao destacamento, sem fracionamento da carreira contributiva, representando, assim, um passo importante no sentido da aproximação dos cidadãos da CPLP, e não apenas dos seus Estados-Parte, fortalecendo também o sentimento de pertença a esta Comunidade.

Nesta reunião extraordinária foi decidido realizar até setembro deste ano, no Brasil, uma reunião técnica para a negociação do Acordo Administrativo para a aplicação da Convenção, um passo indispensável para a sua efetiva implementação.

Em análise estiveram igualmente os planos de ação da CPLP para o combate ao trabalho infantil e para a área da inspeção do trabalho, que se encontram em curso desde 2021 e 2023, respetivamente, e cujo trabalho desenvolvido foi destacado por todos os Estados-Membros. Trata-se de duas áreas de intervenção prioritárias no quadro desta Comunidade, nas quais a participação portuguesa tem sido regular, sendo assegurada tecnicamente pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que atua como ponto focal do MTSSS para estes domínios junto da CPLP, em estreita articulação com o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP).

A abertura em Luanda de um escritório-país da Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi outro dos assuntos em discussão, tendo a presidência angolana dado conta dos desenvolvimentos positivos que se têm verificado nos últimos meses para que essa pretensão de Angola seja em breve uma realidade.

Portugal foi representado na reunião ministerial pelo Secretário de Estado da Segurança Social (SESS), Jorge Campino, e, na sessão de abertura, também pelo Secretário de Estado do Trabalho (SET), Adriano Rafael Moreira.

Na sua intervenção, o SESS saudou o novo Plano Estratégico de Cooperação para o Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP aprovado na reunião, bem como os esforços desenvolvidos na negociação do Acordo Administrativo relativo à Convenção Multilateral de Segurança Social, tendo manifestado o desejo de que a mesma seja concluída na próxima reunião técnica, permitindo assim a implementação efetiva da Convenção, o que considera que seria “um marco histórico na cooperação entre os Estados-Membros da CPLP” no domínio da segurança social. Destacou ainda o relevante papel que Portugal, por intermédio do MTSSS, tem desempenhado na cooperação com outros Estados-Membros da CPLP, quer a nível bilateral, quer através das diversas parcerias com a OIT, reafirmando o compromisso do país no aprofundamento dessa cooperação.

A declaração final da reunião ministerial e o Plano Estratégico de Cooperação aprovado estão disponíveis no site da CPLP

Foto © SECPLP

 

ver detalhe
Presidente do INSS de Timor-Leste reúne com Organismos do MTSSS
18-Abr-2024

Presidente do INSS de Timor-Leste reúne com Organismos do MTSSS

No passado dia 12 de abril, com a chegada a Portugal do novo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social de Timor-Leste (INSS/TL), Arlindo Pinto, ocorreu no Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) uma reunião geral entre o INSS/TL, o GEP, a Direção-Geral da Segurança Social, o Instituto da Segurança Social, IP e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP.

Após uma breve apresentação da ativa cooperação que tem vindo a ser desenvolvida entre os diferentes organismos do MTSSS no quadro da capacitação institucional em Timor-Leste, nomeadamente no contexto da “Criação/Consolidação do Sistema de Segurança Social de Timor-Leste”, o Presidente do Conselho de Administração do INSS/TL manifestou o seu agradecimento por todo o apoio dado, particularmente o apoio técnico, o apoio normativo/jurídico e a formação de recursos humanos proporcionada tanto ao INSS/TL como ao Fundo de Reserva da Segurança Social.

Arlindo Pinto aproveitou a ocasião para manifestar o interesse de Timor-Leste em manter esta cooperação bilateral, salientando as prioridades de apoio para o corrente ano: a revisão do estudo atuarial; a colaboração na implementação da Academia da Segurança Social; a continuidade do apoio normativo, nas suas múltiplas vertentes, como a criação de prestações e a finalização da proposta do regime de carreira; o desenvolvimento do plano formativo/estágios nas áreas: i) serviço de verificação de incapacidades; ii) atendimento; iii) área financeira: tesouraria, contabilidade e cobrança; iv) gestão das reservas no Fundo de Reserva; v) estatísticas.

No que concerne ao futuro da cooperação entre o MTSSS e Timor-Leste, foi manifestado por todos organismos e institutos representados uma total abertura para dar continuidade ao apoio na consolidação do Sistema de Segurança Social de Timor-Leste, nas suas múltiplas facetas, no contexto do Programa de Cooperação bilateral vigente.

Arlindo Pinto participará no Fórum Regional da Segurança Social para a Europa, entre 16 e 18 de abril.

Fotos © GEP/MTSSS

ver detalhe
GEP promove formação a quadros de Timor-Leste
18-Abr-2024

GEP promove formação a quadros de Timor-Leste

Entre os dias 9 e 12 de abril o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) promoveu uma ação de formação em Planeamento e Avaliação de Políticas nas áreas de Trabalho a uma delegação de Timor-Leste, constituída por dois elementos do Instituto Nacional de Segurança Social e um elemento do Fundo de Reserva da Segurança Social.

Dando resposta ao pretendido pelo Instituto Nacional de Segurança Social de Timor-Leste (INSS/TL), esta formação teve como objetivo dar a conhecer as abordagens desenvolvidas pelo GEP tanto na formulação de políticas e planeamento estratégico, como na sua monitorização e avaliação, com enfoque nos estudos e na produção estatística nas áreas do trabalho, emprego, solidariedade e segurança social.

Após esta formação inicial, de carácter mais generalista, Timor-Leste poderá agora identificar temas, no âmbito do planeamento e avaliação de políticas, mais específicos para desenvolver no contexto de formações conexas. 

Desenvolvida no contexto da cooperação institucional contemplada no Programa de Cooperação entre o MTSSS e o Ministério da Solidariedade Social de Timor-Leste vigente, esta formação foi promovida por múltiplos serviços do GEP, designadamente a Equipa Multidisciplinar de Planeamento, Avaliação e Coordenação Orçamental e das Atividades (EPACOA), a Equipa Multidisciplinar de Difusão de Estatísticas e Avaliação de Políticas de Trabalho, Emprego e Formação Profissional (EDETEF), a Equipa Multidisciplinar de Difusão de Informação Estatística e Avaliação de Políticas de Solidariedade e Segurança Social (EDESS) e a Direção de Serviços de Planeamento Estratégico e Estudos Prospetivos (DSPEEP). Para além dos serviços do GEP, esta formação contou ainda com a participação do Vice-Presidente do Instituo de Gestão Financeira da Segurança Social, IP.

Fotos © GEP/MTSSS

ver detalhe
Viatura entregue a Centro que apoia crianças com deficiência em Cabo Verde
15-Abr-2024

Viatura entregue a Centro que apoia crianças com deficiência em Cabo Verde

Foi entregue, no passado dia 11 abril, uma viatura adaptada ao transporte de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, financiada pelo MTSSS, ao abrigo do Programa de Cooperação celebrado com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde. Com capacidade para 10 passageiros (incluindo 2 lugares para cadeiras de rodas e um elevador elétrico hidráulico), a viatura destina-se ao Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE), situado no Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

A cerimónia de entrega contou com a presença do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, da Secretária de Estado da Inclusão Social de Cabo Verde, Lídia Lima, do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e de uma representante da Divisão de Cooperação do GEP/MTSSS, Patrícia Silva.

O CACVE é um equipamento público com a missão de promover cuidados essenciais para habilitação, reabilitação e integração social de crianças/adolescentes com paralisia cerebral, sendo uma resposta social instituída e gerida pela Câmara Municipal de São Vicente desde 2015.

O Centro acolhe no presente 23 crianças, na maioria provenientes de famílias chefiadas por mulheres e com diversas vulnerabilidades sociais. O acolhimento das crianças pelo CACVE é também um pilar fundamental para que as famílias possam organizar da melhor forma a sua vida, nomeadamente, no que respeita à inserção no mercado de trabalho.

O apoio do MTSSS ao CACVE, através do financiamento da aquisição desta viatura e das obras de requalificação do espaço exterior para criação de um espaço de recreio adaptado, resultou de um compromisso assumido durante a deslocação oficial da então Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal a Cabo Verde, em outubro de 2022.

Fotos © GEP/MTSSS

ver detalhe
Destacamentos e formação para o setor público - Projeto Carreiras Europeias
05-Abr-2024

Destacamentos e formação para o setor público - Projeto Carreiras Europeias

Foram divulgados no Portal Eurocid 36 convites à apresentação de candidaturas para destacamento em diferentes Direções-Gerais, referentes ao pacote de março de 2024, enviado pelos Recursos Humanos da Comissão Europeia. Neste momento, estão divulgadas, em linha no Portal Eurocid, 81 oportunidades de destacamento para funcionários do setor público, em Bruxelas e em outros locais.

Estão também a decorrer as candidaturas para a 2ª sessão (outubro) do Programa Erasmus para a Administração Pública, até 12 de maio e para a 2ª sessão (início em outubro) do programa de formação para Peritos Nacionais em Formação Profissional (NEPT), até 23 de abril.

As candidaturas e as dúvidas devem ser dirigidas ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors/Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do e-mail candidaturas.europeias@mne.pt, podendo também ser consultados os conteúdos/documentos no sítio Destacamentos e formação. Relembramos a importância do cumprimento, por parte dos candidatos, dos requisitos constantes no anúncio oficial e da necessidade de autorização da entidade patronal.

Recorda-se que, no interesse comum de aumentar a presença portuguesa nas Instituições e outros organismos da EU, foi aprovada a Estratégia Nacional para as Carreiras Europeias e a Portaria n.º 347/2023.

Fonte: Eurocid

ver detalhe
Workshop “Conjuntos de dados de Elevado Valor - Dados Abertos na Administração Pública”, 27 de fevereiro de 2024
27-Mar-2024

Workshop “Conjuntos de dados de Elevado Valor - Dados Abertos na Administração Pública”, 27 de fevereiro de 2024

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) organizou, dia 27 de fevereiro, um workshop com o título “Conjuntos de dados de Elevado Valor - Dados Abertos na Administração Pública”.

O workshop abordou os dados de elevado valor e a forma como algumas entidades públicas se estão a adaptar para cumprir o Regulamento de Execução (UE) 2023/138, que estabelece uma lista de conjuntos de dados públicos com especial potencial para gerar benefícios socioeconómicos.

Tendo como público-alvo principal as entidades da administração pública, o evento contou com duas sessões. A primeira sessão incluiu uma apresentação realizada pela AMA, que abordou o enquadramento legislativo dos dados abertos, em particular no que se refere aos Conjuntos de Dados de Elevado Valor, bem como alguns aspetos técnicos relacionados com os dados abertos e demonstrações de reutilizações no site dados.gov.

Na segunda sessão, foi apresentado como algumas entidades públicas deram os primeiros passos para cumprir o Regulamento de Execução para os Conjuntos de Dados de Elevado Valor. A apresentação foi realizada pela Direção Geral do Território, que apresentou alguns dos resultados preliminares para a identificação dos Conjuntos de Dados de Elevado Valor.

O workshop foi concluído com uma mesa-redonda, na qual participaram os vários apresentadores das sessões, juntamente com o INE, para responderem a perguntas, quer registadas previamente na inscrição, quer colocadas durante a sessão, e partilharem as suas experiências nos esforços para a implementação do regulamento.

O vídeo do Workshop pode ser visto no YouTube.

 

ver detalhe
Portal +Inclus@o no Estabelecimento Prisional de Tires
21-Mar-2024

Portal +Inclus@o no Estabelecimento Prisional de Tires

Desde 18 de março que está em marcha o projeto-piloto do Portal +Inclus@o no Estabelecimento Prisional de Tires, que tem como grande propósito garantir os direitos de cidadania dos cidadãos privados de liberdade no sistema prisional português através do acesso a serviços que facilitam o processo de reinserção social desses cidadãos.

A plataforma permitirá aceder a informações do processo individual, apresentar pedidos internos por via eletrónica, como pedidos de atendimento ou de consultas médicas, conhecer atividades promovidas nos estabelecimentos prisionais, além de permitir aceder, de forma segura, a determinadas páginas na internet.

Para esta primeira fase está previsto que o projeto avance, com supervisão, para além do Estabelecimento Prisional de Tires, em mais dois estabelecimentos prisionais-piloto: Carregueira e Leiria-Jovens, abrangendo um universo total de 1.700 reclusos.

O Portal, que estará disponível em português e em inglês, visa a promoção da autonomia e da iniciativa na procura de oportunidades de enriquecimento pessoal e social, a par de um maior envolvimento do recluso na execução do seu Plano Individual de Reabilitação e na aproximação às novas tecnologias.

Para uma informação mais detalhada consulte o site JUSTIÇA.GOV.PT  

 

 

ver detalhe
OIT - Nouveaux avis de vacance
20-Mar-2024

OIT - Nouveaux avis de vacance

Le Bureau international du Travail (BIT) présente ses compliments aux États Membres de l’Organisation internationale du Travail (OIT) et a l’honneur de les informer de la publication de nouveaux avis de vacance sur “ILO Jobs”, le site Web du système de recrutement en ligne.

Toute aide à la diffusion des informations relatives à ces avis de vacance serait grandement appréciée par le Bureau. La date limite de dépôt des candidatures pour ces postes est fixée au 2 avril 2024 à minuit (heure de Genève).

Le BIT recrute notamment aux postes ci-après :

Pour toute demande d’information concernant les vacances publiées, le processus de recrutement et de sélection du BIT et la création d’alertes de poste, merci de contacter l’Unité de recrutement par courriel à l’adresse ilojobs@ilo.org.

 

ver detalhe
OIT forma jornalistas sobre proteção social em Angola
18-Mar-2024

OIT forma jornalistas sobre proteção social em Angola

Decorreu entre 13 e 15 de março, em Luanda, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), o primeiro Curso para Jornalistas sobre Proteção Social, que contou com a participação de quarenta formandos de mais de vinte órgãos de comunicação social angolanos.

Tendo como objetivos analisar a organização e a cobertura do sistema de proteção social, bem como promover a discussão em torno do acesso e da apresentação da informação nos diferentes formatos jornalísticos, o curso dirigiu-se a jornalistas de rádio, televisão, imprensa escrita e agência noticiosa.

Organizado em torno de temas como a proteção social enquanto direito humano, o sistema de proteção social em Angola, as formas de tornar a informação sobre proteção social apelativa ou a relação com as fontes de informação, o curso foi ministrado por Catarina Almeida Pereira (jornalista do Jornal de Negócios, especializada em trabalho e segurança social) e Mariana Pereira (perita associada da OIT/Lisboa, especialista em proteção social). A formação contou ainda com o envolvimento de representantes das instituições de proteção social de Angola, como, por exemplo, o Instituto Nacional da Segurança Social e o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

O curso, desenvolvido em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas, é uma iniciativa conjunta dos projetos “Extensão da Segurança Social para apoiar a formalização da Economia Angolana”, financiado pela União Europeia, e “ACTION/Portugal – Reforços dos Sistemas de Proteção Social dos PALOP e Timor-Leste”, financiado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (GEP/MTSSS), ambos implementados pela Organização Internacional do Trabalho.

O projeto ACTION/Portugal tem como objetivos contribuir para melhorar a cobertura e adequação da proteção social, garantir a boa governação e a sustentabilidade financeira dos sistemas de proteção social e a qualidade das suas estatísticas nos PALOP e Timor-Leste. Iniciado em 2015, este projeto encontra-se na 3.ª fase, que decorrerá até julho de 2025, é implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo seu Centro Internacional de Formação (CIF-OIT), contando, além do financiamento do GEP, com o apoio técnico deste Gabinete e de outros organismos do MTSSS.

Fonte e imagens: ACTION/Portugal © OIT

ver detalhe
ACTION/Portugal promove atividades em Timor-Leste
15-Mar-2024

ACTION/Portugal promove atividades em Timor-Leste

Decorreram esta semana em Díli, Timor-Leste, duas atividades promovidas com o apoio do ACTION/Portugal - Reforço dos Sistemas de Proteção Social dos PALOP e Timor-Leste, projeto financiado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (GEP/MTSSS) e implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Realizado entre os dias 11 e 13 de março de 2024, o seminário “Timor-Leste Rumo à Ratificação da Convenção 102 da OIT” teve como objetivos apresentar o relatório comparativo entre os requisitos da Convenção 102 sobre as normas mínimas da segurança social e o quadro jurídico e as práticas nacionais, bem como validar as conclusões do relatório e definir conjuntamente um caminho a seguir por Timor-Leste com vista à promoção e ratificação da C102. Contou com a presença de representantes do governo, nomeadamente, do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI), Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego (SEFOPE), Ministério da Saúde, Ministério da Educação, e dos parceiros sociais. Constituiu uma oportunidade para reforçar a capacitação em termos de proteção social, nomeadamente através de sessões técnicas de trabalho com especialistas do sistema nacional de proteção social e sessões de capacitação para representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

As principais conclusões e recomendações do seminário podem ser consultadas.

No dia 15 de março, também em Díli, teve lugar uma mesa-redonda de alto nível sobre o “Espaço Orçamental para Financiar o Sistema de Proteção Social em Timor-Leste”, com o objetivo de apresentar e debater os resultados da nota de política sobre o tema produzida pela OIT. A mesa-redonda permitiu partilhar conhecimento sobre as opções de financiamento, bem como gerar debate em torno das mesmas e do seu impacto em Timor-Leste. Contou com a presença, entre outros, do Vice-Primeiro-Ministro, Ministro Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro do Desenvolvimento Rural e Habitação Comunitária, Mariano Assanami Sabino e da Coordenadora Residente da ONU, Funmi Balogun.

Timor-Leste tem realizado nos últimos anos um significativo investimento no sistema de proteção social, importante para assegurar os direitos e as garantias fundamentais de todos os cidadãos, incluindo dos grupos mais vulneráveis da população, garantindo um nível de vida digno ao povo timorense.

Desse esforço, destaca-se o estabelecimento do primeiro sistema de proteção social em 2016, a criação de um Fundo de Reserva da Segurança Social em 2020, a aprovação da Estratégia Nacional para a Proteção Social 2021-2030 e a criação de prestações que cobrem diversas eventualidades, como é o caso das pensões universais de velhice e invalidez, da pensão de sobrevivência e dos subsídios de parentalidade. Segundo dados divulgados pela OIT, cerca de 31% da população timorense está atualmente coberta por pelo menos uma prestação de proteção social, sendo que, no caso da pensão de velhice, a taxa de cobertura é de 100%.

Mais recentemente, no dia 23 de fevereiro, lançou o Portal da Segurança Social de Timor-Leste, mais um marco na cooperação através do ACTION/Portugal.  

A criação do sistema de segurança social em Timor tem contado desde o início com o apoio do GEP/MTSSS, não só através do projeto ACTION/Portugal, mas igualmente através da estreita cooperação bilateral que mantém com o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste, designadamente através da parceria com o INSS.

Fonte e imagens: ACTION/Portugal © OIT

ver detalhe