OIT forma jornalistas sobre proteção social em Angola

OIT forma jornalistas sobre proteção social em Angola

18/03/2024

Decorreu entre 13 e 15 de março, em Luanda, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), o primeiro Curso para Jornalistas sobre Proteção Social, que contou com a participação de quarenta formandos de mais de vinte órgãos de comunicação social angolanos.

Tendo como objetivos analisar a organização e a cobertura do sistema de proteção social, bem como promover a discussão em torno do acesso e da apresentação da informação nos diferentes formatos jornalísticos, o curso dirigiu-se a jornalistas de rádio, televisão, imprensa escrita e agência noticiosa.

Organizado em torno de temas como a proteção social enquanto direito humano, o sistema de proteção social em Angola, as formas de tornar a informação sobre proteção social apelativa ou a relação com as fontes de informação, o curso foi ministrado por Catarina Almeida Pereira (jornalista do Jornal de Negócios, especializada em trabalho e segurança social) e Mariana Pereira (perita associada da OIT/Lisboa, especialista em proteção social). A formação contou ainda com o envolvimento de representantes das instituições de proteção social de Angola, como, por exemplo, o Instituto Nacional da Segurança Social e o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

O curso, desenvolvido em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas, é uma iniciativa conjunta dos projetos “Extensão da Segurança Social para apoiar a formalização da Economia Angolana”, financiado pela União Europeia, e “ACTION/Portugal – Reforços dos Sistemas de Proteção Social dos PALOP e Timor-Leste”, financiado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (GEP/MTSSS), ambos implementados pela Organização Internacional do Trabalho.

O projeto ACTION/Portugal tem como objetivos contribuir para melhorar a cobertura e adequação da proteção social, garantir a boa governação e a sustentabilidade financeira dos sistemas de proteção social e a qualidade das suas estatísticas nos PALOP e Timor-Leste. Iniciado em 2015, este projeto encontra-se na 3.ª fase, que decorrerá até julho de 2025, é implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo seu Centro Internacional de Formação (CIF-OIT), contando, além do financiamento do GEP, com o apoio técnico deste Gabinete e de outros organismos do MTSSS.

Fonte e imagens: ACTION/Portugal © OIT