Desde 18 de março que está em marcha o projeto-piloto do Portal +Inclus@o no Estabelecimento Prisional de Tires, que tem como grande propósito garantir os direitos de cidadania dos cidadãos privados de liberdade no sistema prisional português através do acesso a serviços que facilitam o processo de reinserção social desses cidadãos.
A plataforma permitirá aceder a informações do processo individual, apresentar pedidos internos por via eletrónica, como pedidos de atendimento ou de consultas médicas, conhecer atividades promovidas nos estabelecimentos prisionais, além de permitir aceder, de forma segura, a determinadas páginas na internet.
Para esta primeira fase está previsto que o projeto avance, com supervisão, para além do Estabelecimento Prisional de Tires, em mais dois estabelecimentos prisionais-piloto: Carregueira e Leiria-Jovens, abrangendo um universo total de 1.700 reclusos.
O Portal, que estará disponível em português e em inglês, visa a promoção da autonomia e da iniciativa na procura de oportunidades de enriquecimento pessoal e social, a par de um maior envolvimento do recluso na execução do seu Plano Individual de Reabilitação e na aproximação às novas tecnologias.
Para uma informação mais detalhada consulte o site JUSTIÇA.GOV.PT