Foi entregue, no passado dia 11 abril, uma viatura adaptada ao transporte de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, financiada pelo MTSSS, ao abrigo do Programa de Cooperação celebrado com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde. Com capacidade para 10 passageiros (incluindo 2 lugares para cadeiras de rodas e um elevador elétrico hidráulico), a viatura destina-se ao Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE), situado no Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
A cerimónia de entrega contou com a presença do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, da Secretária de Estado da Inclusão Social de Cabo Verde, Lídia Lima, do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e de uma representante da Divisão de Cooperação do GEP/MTSSS, Patrícia Silva.
O CACVE é um equipamento público com a missão de promover cuidados essenciais para habilitação, reabilitação e integração social de crianças/adolescentes com paralisia cerebral, sendo uma resposta social instituída e gerida pela Câmara Municipal de São Vicente desde 2015.
O Centro acolhe no presente 23 crianças, na maioria provenientes de famílias chefiadas por mulheres e com diversas vulnerabilidades sociais. O acolhimento das crianças pelo CACVE é também um pilar fundamental para que as famílias possam organizar da melhor forma a sua vida, nomeadamente, no que respeita à inserção no mercado de trabalho.
O apoio do MTSSS ao CACVE, através do financiamento da aquisição desta viatura e das obras de requalificação do espaço exterior para criação de um espaço de recreio adaptado, resultou de um compromisso assumido durante a deslocação oficial da então Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal a Cabo Verde, em outubro de 2022.
Fotos © GEP/MTSSS
