Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

Recrutamento por mobilidade interna - 1 posto de trabalho
21-Abr-2023

Recrutamento por mobilidade interna - 1 posto de trabalho

Gabinete de Estratégia e Planeamento está a recrutar,  em regime de mobilidade na categoria, 1 técnico superior.

Estes procedimentos destinam-se a quem já seja detentor de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Processo a decorrer até 9 de maio de 2023.

Consulte a oferta, colocadas na Bolsa de Emprego Público (BEP):  

Poderá encontrar mais informação em Recrutamento.

ver detalhe
Recrutamento por mobilidade interna - 1 posto de trabalho
28-Mar-2023

Recrutamento por mobilidade interna - 1 posto de trabalho

O Gabinete de Estratégia e Planeamento está a recrutar,  em regime de mobilidade na categoria, 1 técnico superior.

Estes procedimentos destinam-se a quem já seja detentor de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Processo a decorrer até 12 de abril de 2023.

Consulte a oferta, colocadas na Bolsa de Emprego Público (BEP):  

Poderá encontrar mais informação em Recrutamento.

ver detalhe
Conselho de Ministros da União Europeia, Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores, nos dias 13 e 14 de março de 2023
13-Mar-2023

Conselho de Ministros da União Europeia, Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores, nos dias 13 e 14 de março de 2023

Realizou-se no dia 13 de março mais uma reunião do Conselho, na vertente Emprego, Política Social incluída na formação Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO). Portugal foi representado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No dia 14 terá lugar a reunião da vertente Saúde.

Os ministros procederam a uma troca de pontos de vista sobre vários temas entre os quais o emprego e a situação social na UE, com especial destaque para a situação no mercado de trabalho dos refugiados da Ucrânia; o Semestre Europeu de 2023, com destaque para a competitividade e as competências; e a decisão do Conselho que autoriza os Estados-Membros a ratificar, no interesse da União Europeia, a referida convenção da OIT sobre a eliminação da violência e o assédio no trabalho. 

No contexto do Semestre Europeu, foi adotado o Relatório conjunto sobre o Emprego e aprovadas as Conclusões sobre a Análise Anual do Crescimento Sustentável para 2023. Tanto a Análise do Crescimento como o Relatório conjunto sobre o Emprego fazem parte do pacote do outono do Semestre Europeu, um instrumento de coordenação das políticas económicas, orçamentais, laborais e sociais a nível da UE e dos Estados-Membros. Ainda neste ponto, os representantes do Comité do Emprego e do Comité da Proteção Social apresentaram os respetivos programas de trabalho. O Comité da Proteção Social foi representado pela sua Vice-Presidente, Rute Guerra, representante nacional indicada pelo MTSSS e Subdiretora Geral do GEP

Os pontos "Diversos" da agenda incluíram a apresentação do Relatório da Comissão sobre a aplicação da Recomendação do Conselho relativa ao Acesso à Proteção Social dos Trabalhadores por Conta de Outrem e por Conta Própria, bem como a apresentação das conclusões do Relatório sobre o Futuro da Proteção Social e do Estado Providência na UE, elaborado por um Grupo de Alto Nível mandatado para o efeito pela Comissão.

ver detalhe
Boletim do Trabalho e Emprego (BTE)
15-Fev-2023

Boletim do Trabalho e Emprego (BTE)

De forma a facilitar o acesso do utilizador aos conteúdos do Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) e Separata, bem como adequar estes às novas tecnologias, nomeadamente em dispositivos móveis, o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), responsável pela edição do BTE/Separata, procedeu à alteração do seu grafismo, que passa a ser publicado a uma só coluna, bem como à respetiva atualização no portal do BTE Digital.

O BTE é uma publicação oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

Esta publicação teve lugar na sequência do Decreto-Lei n.º 23053, de 23 de setembro de 1933, publicado no Diário do Governo, n.º 217, com base no seu artigo 2.º, e remonta a 30 de novembro de 1933, tendo sofrido ao longo do tempo as seguintes alterações:

Em 2007, no âmbito do Programa SIMPLEX, o Despacho Normativo n.º 25 , de 3 de julho de 2007, determinou que o BTE passava a ser editado eletronicamente e estabeleceu os procedimentos aplicáveis aos documentos sujeitos a publicação.

Considerando o artigo 472.º do Código do Trabalho, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2017, de 9 de junho, e o Despacho Normativo n.º 17/2017, de 18 de outubro, a partir do BTE, n.º 35, de 22 de setembro de 2017, passam a ser publicados para apreciação pública na Separata, os avisos de projetos de portarias de condições de trabalho e de extensão.

Com o BTE n.º 6, de 15 de fevereiro de 2023, e de acordo com o Decreto-Lei n.º 84-F/2022, de 16 de dezembro de 2022, que alterou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), inicia-se a publicação em BTE dos atos de Direito Coletivo no âmbito da LTFP, na área “PÚBLICO”.

Subscrevendo o serviço do pode receber um alerta sobre a publicação do BTE. 

 

ver detalhe
Apresentação de relatório sobre o papel da proteção social na eliminação do trabalho infantil
15-Fev-2023

Apresentação de relatório sobre o papel da proteção social na eliminação do trabalho infantil

O Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS) participou, no dia 13 de fevereiro, na apresentação da versão em língua portuguesa do relatório conjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), subordinado ao tema “O papel da proteção social na eliminação do trabalho infantil. Análise de dados e implicações ao nível das políticas”.

A versão portuguesa do relatório foi financiada pelo GEP/MTSSS, no quadro da cooperação multilateral com a OIT, e foi apresentada na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à margem da reunião dos Pontos Focais da Cooperação daquela organização.

Realizada em formato híbrido, a apresentação do relatório foi realizada por Helmut Schwarzer, Chefe da Unidade de Finanças Públicas, Serviços Atuariais e Estatísticas do Departamento de Proteção Social da OIT.

O Relatório pode ser consultado no portal da CPLP sobre o Combate ao Trabalho Infantil.

Foto: © OIT

ver detalhe
MTSSS apoia criação de novo equipamento social em Timor-Leste
03-Fev-2023

MTSSS apoia criação de novo equipamento social em Timor-Leste

Uma delegação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social deslocou-se a Timor-Leste, entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, a fim de apoiar o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão daquele país na criação de um novo equipamento social de apoio a pessoas com deficiência, no município de Ainaro.

A delegação – composta pelo Diretor-Geral do GEP, José Luís Albuquerque, a Vice-Presidente do Conselho Diretivo do ISS, IP., Catarina Marcelino, e duas diretoras da Casa Pia de Lisboa, Carla Gil e Raquel Afonso –, visitou o terreno onde se pretende construir o novo equipamento e contactou com a comunidades e com as autoridades do município de Ainaro, tendo também visitado diferentes respostas sociais timorenses no domínio da deficiência, do apoio a vítimas de violência e do apoio a crianças vulneráveis.

De acordo com declarações do Diretor-Geral do GEP à Agência Lusa, o apoio de Portugal passará, não só, pelo contributo na vertente técnica do desenho do projeto, como também, pela identificação e formação de recursos humanos, para além de se prever algum apoio financeiro no apetrechamento do equipamento. Em breve será elaborado um calendário de implementação do projeto, por forma a que a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, possa, no âmbito da sua visita oficial a Timor-Leste prevista para finais de março, lançar a primeira pedra deste equipamento.

Este pedido de apoio surge no seguimento da visita oficial da Vice-Primeira Ministra e Ministra da Solidariedade Social e Inclusão a Portugal, em julho de 2022, durante a qual a governante timorense teve oportunidade de conhecer diferentes equipamentos e respostas sociais desenvolvidos pela Casa Pia de Lisboa, IP., pela Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA), pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, ainda, pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Leia a notícia no portal SAPO 24

ver detalhe
Relatório sobre a aplicação da Recomendação relativa ao acesso à proteção social, de 8 de novembro de 2019 (2019/C 387/01)
01-Fev-2023

Relatório sobre a aplicação da Recomendação relativa ao acesso à proteção social, de 8 de novembro de 2019 (2019/C 387/01)

O relatório adotado pela Comissão Europeia, em 31 de janeiro de 2023 dá conta dos resultados da implementação da Recomendação do Conselho de 2019, relativa ao acesso dos trabalhadores por conta de outrem e por conta própria à proteção social. Os Estados-Membros foram aconselhados a aplicar a Recomendação e apresentar um plano nacional.

O referido relatório mostra um quadro misto em termos de esforços de implementação da recomendação. Se vários Estados-Membros empreenderam ou planearam reformas para melhorar a situação existente, a maioria não colmatou todas as lacunas existentes no acesso desses trabalhadores à proteção social.

O relatório aborda questões relevantes de cobertura formal, de cobertura eficaz, de adequação e de transparência.

Consulte informação detalhada sobre este relatório.

ver detalhe
Recomendação sobre Rendimento Mínimo Adequado
01-Fev-2023

Recomendação sobre Rendimento Mínimo Adequado

O Conselho Europeu aprovou, em 30 de janeiro de 2023, uma recomendação sobre rendimento mínimo adequado.

Esta recomendação visa o combate à pobreza e à exclusão social e prosseguir níveis elevados de emprego, através da promoção de um apoio adequado ao rendimento, do rendimento mínimo, do acesso efetivo a serviços facilitadores e essenciais para as pessoas que não dispõem de recursos suficientes e da integração no mercado de trabalho das pessoas que têm condições para trabalhar.

O rendimento mínimo é assim considerado um elemento-chave nas estratégias de promoção da inclusão social, contribuindo também para apoiar uma recuperação sustentável e inclusiva em tempos de crise. Redes de segurança social sólidas não só melhoram os resultados sociais e de saúde para as pessoas mais afastadas do mercado de trabalho, como também proporcionam benefícios sociais e económicos duradouros na União Europeia, contribuindo para sociedades mais equitativas, coesas e resilientes.

Consulte informação detalhada sobre esta recomendação.

ver detalhe
Estratégia da Cooperação Portuguesa em debate
16-Jan-2023

Estratégia da Cooperação Portuguesa em debate

O Gabinete de Estratégia e Planeamento do  Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS) participou em dois eventos públicos em torno da nova Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, promovidos pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.).

O primeiro teve lugar no dia 6 de janeiro no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa. Tratou-se do Seminário do Camões, I.P. sobre Cooperação, Cultura e Língua, um evento realizado anualmente que, além de convidados, reúne os atores institucionais das áreas de atuação daquele Instituto, da sede e do terreno.

O programa deste ano incluiu intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, bem como um debate sobre as “Perspetivas para o Futuro da Cooperação” e sessões temáticas sobre os pilares da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP2030).

Este Seminário constitui não só uma oportunidade para debater temas relevantes para a Cooperação Portuguesa, mas também para estabelecer contactos, promover a coordenação e um relacionamento mais próximo entre os diversos atores. Da parte do GEP/MTSSS, participaram o Diretor-Geral, José Luís Albuquerque, e o Chefe da Divisão de Cooperação, Hugo Curado.

No dia 12 de janeiro, decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a sessão de apresentação pública da ECP 2030. Para além da presença dos responsáveis políticos da cooperação portuguesa, estiveram presentes representantes dos países parceiros da cooperação portuguesa, com destaque para a Secretária de Estado da Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira. Aos representantes dos ministérios setoriais juntaram-se também representantes das organizações da sociedade civil, bem como do setor privado e de organizações multilaterais. O GEP foi representado pela técnica superior da Divisão de Cooperação Manuela Afonso.

Os oradores foram consensuais sobre a relevância do documento, tendo sido elogiado o processo participativo da sua elaboração, bem como o seu conteúdo, refletindo os contributos dados e a complexidade dos desafios atuais da cooperação para o desenvolvimento. Segue-se agora a fase de elaboração de um plano de operacionalização da ECP 2030.

Consulte o documento integral da ECP 2030.

Consulte o tríptico.

 

Foto: Seminário do Camões, I.P. sobre Cooperação, Cultura e Língua, ISEG, 06/01/2023 © GEP/MTSSS

ver detalhe
Guia
13-Jan-2023

Guia "Trabalhar em Portugal" publicado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) publicou o Guia "Trabalhar em Portugal” em várias versões: versão PT | versão EN | versão BN | versão HI | versão NE | versão ZH, um documento que contém informação útil sobre os direitos e deveres dos trabalhadores estrangeiros.

Para mais Informações consulte o site do ACT.

Fonte: ACT

ver detalhe