O Conselho da União Europeia, ou simplesmente Conselho, é a instituição que representa os governos dos Estados-Membros. Apesar de reunir em 10 formações distintas, juridicamente só existe um Conselho, pelo que assuntos negociados e acordados sob responsabilidade de uma das formações podem ser formalmente adotados em qualquer sessão do Conselho, mesmo que de uma outra formação.
O Conselho exerce, juntamente com o PE, a função legislativa e a função orçamental. O Conselho exerce funções de definição das políticas e de coordenação em conformidade com as condições estabelecidas nos Tratados. É composto por um representante de cada Estado-Membro ao nível ministerial, com poderes para vincular o Governo do respetivo Estado-Membro e exercer o direito de voto.
O Conselho delibera por maioria qualificada, salvo disposição em contrário dos Tratados. Desde 1 de novembro de 2014, a maioria qualificada corresponde a, pelo menos, 55% dos membros do Conselho, num mínimo de quinze, devendo estes representar Estados-Membros que reúnam, no mínimo, 65% da população da União. A minoria de bloqueio deve ser composta por, pelo menos, quatro membros do Conselho; caso contrário considera-se alcançada a maioria qualificada.
Os ministros deliberam sobre propostas que foram analisadas e negociadas nas instâncias preparatórias do Conselho: Grupos de Trabalho ou Comités criados para um alargado conjunto de áreas, onde cada Estado-membro tem um representante ou mais, caso o Grupo se subdivida. Os representantes nacionais nestes grupos estão, em regra, sedeados na REPER. As propostas, são depois analisadas na instância superior, o Comité dos Representantes Permanentes (COREPER), podendo ter de voltar ao Grupo e, finalmente, são apresentadas ao Conselho, ou para orientação politica, caso não se tenha chegada a acordo, ou já para deliberação final. Os temas relativos às políticas de Emprego e Sociais são negociados no Grupo das Questões Sociais. Para mais informação sobre o processo decisório ver separador específico.
A área de governo que tem competências sobre as politicas de Emprego, Trabalho e Sociais representa Portugal na vertente Emprego e Política Social da formação EPSCO (Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores) do Conselho. Habitualmente realizam-se quatro reuniões do Conselho EPSCO por ano, duas das quais consagradas em exclusivo a temas relacionados com o emprego e a política social.
Para informação mais detalhada consultar: https://www.consilium.europa.eu/