O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, assinalado anualmente no dia 12 de junho, é uma data comemorativa internacional, e foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002 através da Resolução S-27/2.
Durante os séculos XVIII e XIX, e ainda no início do século XX em muitos países ocidentais, as crianças começavam a trabalhar em idades que hoje se afiguram demasiado precoces.
O trabalho infantil diminuiu 38 por cento na última década, mas 152 milhões de crianças continuam a trabalhar a tempo completo e, por vezes, em trabalhos penosos e perigosos, tendo a pandemia da COVID-19 agravado consideravelmente a situação.
A noção de que as crianças têm direitos e de que o trabalho infantil é algo de moralmente condenável tem um desenvolvimento recente, pois as sociedades tornaram-se mais centradas nas crianças e na protecção dos interesses destas.
Assim, com vista a salvaguardar e proteger o interesse das crianças, incluindo a prevenção e combate ao trabalho infantil, diversas organizações nacionais e internacionais têm privilegiado esta temática.
Entre estas organizações salientamos a nível internacional, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização das Nações Unidas (ONU) e, a nível nacional a Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Os Estados membros das Nações Unidas perante a necessidade de uma atuação conjunta, para tratarem este tema renovaram o seu compromisso de erradicar o trabalho infantil, declarando como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil . O lançamento deste ano resulta de uma parceria entre a OIT e a Aliança 8.7.
“Esta declaração pretende instar os governos a fazerem o que seja necessário para atingir a a meta 8.7 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONUOs países devem tomar medidas imediatas para erradicar a prática de crianças no trabalho, acabar como formas análogas à escravidão ou formas de escravidão moderna e o tráfico humano” como se pode ler no site da ONU .
Este ano o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil incidirá igualmente nos esforços para impulsionar o progresso durante o Ano Internacional, com uma “ Semana de Ação ” que decorrerá de 10 a 17 de junho de 2021.
Ao longo desta semana especial, vão existir eventos e atividades em todo o mundo que vão proporcionar uma oportunidade para discutir as novas estimativas globais e destacar o Ano Internacional “2021 Promessas de Ação” e histórias que contam o progresso na sua implementação.
O GEP associa-se a esta comemoração com a disponibilização de uma Newsletter "A Biblioteca Recomenda..." Especial Mundial Contra o Trabalho Infantil resultado da pesquisa, recolha e esquematização de dados nacionais e internacionais contidos em entidades oficiais e ONGS.
Descarregue o folheto da campanha (PDF, 460,00 KB)
Consulte o material da campanha aqui
Para mais informação consulte a página
.