O GEP desenvolveu, em colaboração com o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAMC) e com o Instituto da Segurança Social, o estudo de avaliação da implementação da medida Distribuição de Géneros Alimentares e ou Bens de Primeira Necessidade, que visa contribuir para a atenuação das formas mais graves de pobreza e que se concretiza por via da prestação de assistência não financeira às pessoas mais carenciadas (concessão de alimentos, complementada por atividades de integração social dessas pessoas, em Portugal continental).
O relatório "Cabazes Alimentares" pretende dar conta dos resultados dessa avaliação, através dos dados obtidos por intermédio da aplicação de um inquérito por questionário, em Portugal continental.
ver pdf
A apresentação deste trabalho teve lugar no I Encontro FEAC realizado, no dia 11 de fevereiro, em, Santarém.
O POAMC é financiado através do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), e contempla a compra, o armazenamento e o transporte de alimentos a distribuir às pessoas e famílias mais carenciadas. Assim, para além do apoio alimentar, possui medidas de acompanhamento para promoção de autonomia, responsabilização e qualificação das pessoas mais carenciadas.
Neste sentido, complementa outros dispositivos nacionais:
i) o Programa de Cantinas Sociais;
ii) o apoio alimentar, através de vale ou cartão, implementada na RAM desde 2013 e
iii) prestações pecuniárias de caráter eventual, atribuídas no âmbito da ação social, do sistema de Segurança Social.
A União Europeia (UE) possui programas de apoio alimentar desde 1987. O primeiro programa de ajuda alimentar foi o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, que, posteriormente foi substituído pelo FEAC com o objetivo de melhorar o modelo de ajuda alimentar da UE.
No Regulamento geral do FEAC e no Regulamento específico do POAPMC, está explícita a necessidade de assegurar a oferta de alimentos nutricionalmente adequados. Neste quadro, Portugal aparece evidenciado no relatório da Comissão Europeia Diverse approaches to supporting Europe’s most deprived - FEAD case studies 2018.
Memorando de cooperação entre GEP/MTSSS e POAPMC no âmbito da Carta Social
Em dezembro de 2020, o GEP e a Autoridade de Gestão POAPMC celebraram um memorando de cooperação que estabelece os termos e condições de inclusão na Carta Social de informação relativa à intervenção do POAPMC, no âmbito da distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas. Saiba mais.