Relatório Único

O Relatório Único (RU), referente à informação sobre a atividade social da empresa, constitui uma obrigação anual, a cargo dos empregadores (empresas com trabalhadores por conta de outrem), com conteúdo e prazo de apresentação regulados na Portaria nº. 55/2010, de 21 de janeiro.

Toda a informação disponibilizada nesta área é extensível à Região Autónoma da Madeira.

Pode ser consultada informação resultante do tratamento estatístico dos diversos anexos do RU em:

Sínteses / Publicações.

Toda a informação referente ao RU (Modelo, Legislação e Documentos de apoio) pode ser consultada no site do RELATÓRIO ÚNICO >> Área “DOCUMENTOS DE APOIO”.

A entrega do RELATÓRIO ÚNICO (RU) é efetuada através da plataforma disponível no site do RELATÓRIO ÚNICO, após autenticação no sistema (Área “APLICAÇÕES”), de acordo com os prazos estipulados em Portaria.

Recordamos que, para facilitar a entrega da informação, a primeira etapa deve ser a gestão e validação da estrutura empresarial que pode ser efetuada em qualquer altura do ano.

A entrega do RU referente a 2018 decorreu entre 16 de março e 30 de abril de 2019, tendo sofrido um alargamento de nove dias úteis face ao estipulado em Portaria.

Durante este período foram rececionados 2 152 803 anexos por parte de cerca de 308 000 diferentes entidades. O maior volume de entregas ocorreu no dia 11 de abril de 2019 (179 315 anexos), correspondendo a cerca de 125 anexos recebidos por minuto.

A entrega do RU referente a 2019 deverá ocorrer entre 16 de março e 15 de abril de 2020.

Os Contactos para esclarecimento de dúvidas sobre a recolha e preenchimento do RELATÓRIO ÚNICO (RU) podem ser consultados no site do RELATÓRIO ÚNICO.

Sugerimos que, preferencialmente, utilize a plataforma de pedidos de apoio disponível no mesmo site, na área “Reportar Problema”, em alternativa aos telefones.