O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) de Portugal acolheu no período de 29 de maio a 5 de junho duas delegações compostas por representantes da Direção-Geral do Trabalho e das Relações Laborais e da Agência Guineense de Emprego e Formação Profissional (AGEFP), organismos do Ministério da Administração Pública, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social (MAPEFPSS) da Guiné-Bissau.
Os trabalhos envolveram o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) e procuraram dar resposta a um conjunto de solicitações endereçadas pelo ministério guineense, que incidiam sobre as temáticas do emprego e formação profissional, produção estatística e negociação coletiva.
A visita técnica da AGEFP, representada por Elísio Fernandes, Diretor de Serviços de Planificação, Seguimento e Avaliação, decorreu entre os dias 29 e 31 de maio. Teve início com uma visita ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, que serviu para recolha de informações e troca de experiências sobre o funcionamento dos centros de emprego em Portugal, com o objetivo de elaborar projeto piloto de criação de centros de emprego na Guiné-Bissau.
O programa incluiu ainda uma reunião técnica com o GEP e o IEFP sobre os diferentes processos de recolha, tratamento e disseminação da informação estatística sobre emprego, bem como um encontro com responsáveis dos Departamentos de Emprego e de Formação Profissional do IEFP, para apresentação dos principais serviços e medidas nas respetivas áreas de intervenção. A reunião final permitiu, além de um balanço das atividades realizadas, a identificação de áreas de reforço de capacidades dos técnicos da AGEFP em diferentes domínios.
Por seu lado, entre os dias 29 de maio e 5 de junho, a delegação da Direção-Geral do Trabalho e das Relações Laborais (DGTRL) do MAPEFPSS, composta pelos técnicos Mamadu Silla e Carlitos Gomes, teve oportunidade de conhecer a organização e atribuições da DGERT, em particular na área da negociação coletiva, numa reunião com dirigentes desse serviço central do MTSSS, bem como de assistir a uma reunião de conciliação e a uma outra para definição de serviços mínimos em caso de greve. Na reunião final com o GEP, os técnicos guineenses fizeram um balanço muito positivo da missão, da qual retiraram conhecimentos que serão disseminados junto dos outros técnicos da DGTRL.
Estas ações de capacitação institucional decorrem no quadro do Programa de Cooperação entre o MTSSS e o MAPEFPSS 2021-2025.
Fotos © GEP e DGERT