Visita da delegação eslovena e sérvia do projeto NOVA do EaSI

Visita da delegação eslovena e sérvia do projeto NOVA do EaSI

18/12/2023

No dia 12 de dezembro, o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), em articulação com o IEFP, ISS e a Coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, organizou a visita de uma delegação eslovena e sérvia do projeto NOVA do EaSI composta por 12 representantes do Instituto de Proteção Social da República da Eslovénia e do Ministério do Trabalho, Emprego e Veteranos e Assuntos Sociais da República da Sérvia. O projeto NOVA tem como finalidade desenvolver Novas parcerias e oportunidades para abordagens inovadoras e sustentáveis relativamente às questões sociais e do mercado de trabalho.

O principal objetivo da visita de estudo a Portugal foi conhecer as abordagens práticas nacionais de integração no mercado de trabalho e de integração social e laboral dos grupos vulneráveis, especialmente de pessoas de grupos vulneráveis, como os desempregados de longa duração e as pessoas com dificuldades de emprego que beneficiam do Rendimento Social de Inserção (RSI). A delegação quis perceber como Portugal coordena as políticas em ambas as áreas e como traça o perfil dos desempregados, em particular dos mais jovens e como é desenvolvido o trabalho de apoio aos desempregados nos Centro de Emprego.

Durante a manhã a delegação visitou o Centro de Emprego de Lisboa (em Picoas), tendo sido recebida pelo Coordenador do Centro, Nuno Tomas, com quem teve a oportunidade de abordar o trabalho de integração laboral e perceber as diferenças entre os dois processos de integração laboral e social associados aos beneficiários de Subsídio de Emprego e aos beneficiários do RSI. O coordenador do Centro destacou ainda um caso de boas práticas de formação profissional e de integração laboral desenvolvido no âmbito do projeto “É um restaurante”, projeto com forte impacto social, que visa a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade, dando-lhes ferramentas de formação em contexto de trabalho para a sua inclusão no mercado de trabalho. Este projeto tem vindo a ser desenvolvido numa parceira entre o Centro de Emprego de Picoas e a Associação CRESCER.

Durante a tarde, a delegação reuniu com o GEP, IEFP, ISS e a Coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, tendo sido aprofundada a informação nos temas de interesse da delegação.