No contexto das comemorações do Dia Internacional da Família, a 15 de maio, a OCDE lançou um relatório “How’s Life for Children in the Digital Age”, que apresenta uma visão geral sobre o estado atual da vida das crianças na era digital nos países da OCDE, com base em dados transnacionais mais recentes. Este documento analisa as oportunidades e os riscos associados ao crescente envolvimento das crianças no mundo digital, fornecendo uma visão geral transnacional das suas experiências digitais nos países da OCDE. Explora estratégias para melhorar o bem-estar infantil, garantindo que as crianças sejam protegidas e capacitadas para usar os meios digitais de forma positiva, ao mesmo tempo em que gerem os riscos potenciais. Destaca a necessidade de uma abordagem política de toda a sociedade, baseada em direitos e multissetorial para apoiar o bem-estar das crianças nos ambientes online e offline. Além disso, apela ao reforço das capacidades dos países para avaliar o impacto dos meios digitais na vida das crianças e para monitorizar os desafios em rápida evolução, com o objetivo final de melhorar o seu bem-estar e resultados futuros.
Entre as principais conclusões do relatório destacam-se:
- Em 2022, 96% das crianças de 15 anos nos países da OCDE tinham acesso a um computador em casa e cerca de 70% das crianças de 10 anos já possuíam um smartphone próprio;
- Quase metade das crianças de 15 anos passam mais de 30 horas por semana em frente a dispositivos digitais. Seis em cada dez ultrapassam as duas horas diárias recomendadas durante os dias úteis;
- Embora os dispositivos digitais proporcionem oportunidades educativas e sociais, a sua utilização excessiva pode comprometer o bem-estar infantil e contribuir para problemas de saúde mental;
- Cerca de 1 em cada 6 crianças entre os 11 e os 15 anos relatou ter sido vítima de cyberbullying;
- Os meninos tendem a apresentar problemas associados ao uso excessivo de videojogos, enquanto meninas relatam uso problemático de redes sociais e maior exposição a experiências negativas online.
- O relatório sublinha a importância de uma atuação concertada entre governos, empresas tecnológicas, famílias e educadores para garantir um uso seguro e equilibrado da tecnologia por parte das crianças.
A publicação completa pode ser consultada no site da
OCDE.
No mesmo contexto, foi exibido o documentário “
Et si on levait les yeux? Une classe face aux écrans”, realizado pelo professor francês Gilles Vernet. A obra acompanha uma turma do ensino primário durante um ano letivo de reflexão sobre o uso das tecnologias, culminando com uma experiência de dez dias em plena natureza e desconexão digital.