A OCDE publicou o estudo intitulado «How can adult skills assessments best meet the demands of the 21st century?», o qual pretende analisar as principais características de diferentes tipos de avaliação de competências de adultos e explorar as oportunidades e desafios para ampliar o seu impacto.
No estudo são identificados fatores que podem aumentar a eficácia dos sistemas de avaliação na promoção de resultados económicos e sociais positivos para os indivíduos e para a sociedade em geral. Esses fatores incluem:
(i) aumento da participação e envolvimento nas avaliações de monitorização ou responsabilização;
ii) melhoria do alinhamento entre necessidades empregadores e as competências medidas pelas avaliações concebidas para orientar a instrução; e
iii) garantia de que a participação em avaliações, ao nível de todo o sistema, proporcione benefícios mais claros para os alunos.
Para abordar estes desafios, os autores sugerem que os decisores devem:
i) integrar práticas de avaliação flexíveis no desenvolvimento de testes;
ii) desenvolver práticas educativas e avaliações integradas em contextos do mundo real; e
iii) fornecer um feedback útil na comunicação dos resultados.
O estudo está disponível no site da OECD.