How can adult skills assessments best meet the demands of the 21st century?

How can adult skills assessments best meet the demands of the 21st century?

26/05/2025

A OCDE publicou o estudo intitulado «How can adult skills assessments best meet the demands of the 21st century?», o qual pretende analisar as principais características de diferentes tipos de avaliação de competências de adultos e explorar as oportunidades e desafios para ampliar o seu impacto. 

No estudo são identificados fatores que podem aumentar a eficácia dos sistemas de avaliação na promoção de resultados económicos e sociais positivos para os indivíduos e para a sociedade em geral. Esses fatores incluem:

(i) aumento da participação e envolvimento nas avaliações de monitorização ou responsabilização;

ii) melhoria do alinhamento entre necessidades empregadores e as competências medidas pelas avaliações concebidas para orientar a instrução; e

iii) garantia de que a participação em avaliações, ao nível de todo o sistema, proporcione benefícios mais claros para os alunos.

 

Para abordar estes desafios, os autores sugerem que os decisores devem:

i) integrar práticas de avaliação flexíveis no desenvolvimento de testes;

ii) desenvolver práticas educativas e avaliações integradas em contextos do mundo real; e

iii) fornecer um feedback útil na comunicação dos resultados.

O estudo está disponível no site da OECD