No âmbito da cooperação para o desenvolvimento com Cabo Verde, o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (MTSSS) tem vindo a apoiar o funcionamento e a reabilitação de diversos jardins de infância, no município de São Filipe, na Ilha do Fogo. Estes equipamentos são geridos pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), entidade parceira da sociedade civil, ao abrigo do Programa de Cooperação celebrado entre o MTSSS e o Ministério da Família, Desenvolvimento e Inclusão Social de Cabo Verde (MFIDS).
No passado mês de junho foi concluída a requalificação do Jardim de Infância de Santo António, que acolhe atualmente 79 crianças, em regime diurno (8h00-16h00). O jardim de infância dispõe de um espaço de recreio exterior amplo, mas que não permitia a utilização durante parte do dia por ausência de sombra e dado o calor elevado que, por norma, se regista na ilha no Fogo. As obras visaram ampliar o espaço de utilização e a instalação de uma cobertura para proteção contra o sol, resultando num recreio funcional e adaptado às condições climáticas da ilha.
O atual projeto de apoio a crianças e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade na ilha do Fogo, apoiado pela Cooperação Portuguesa e executado em parceria com a OMCV, no município de São Filipe, inclui o subprojecto “Jardins de Infância Rurais” dirigido a crianças em idade pré-escolar, que visa beneficiar famílias em situação de maior vulnerabilidade, em zonas de maior risco, pelo isolamento geográfico e precariedade socioecónomica (famílias de agricultores e criadores) e/ou acesso dificultado à educação e serviços.
No seu conjunto, integra seis Jardins-de-Infância rurais, que acolhem um total de 485 crianças e cerca de 31 trabalhadores, sendo o financiamento destes equipamentos maioritariamente assegurado pelo MTSSS.
Para além dos cuidados diários e das atividades lúdico-didáticas realizadas nas creches e nos jardins de infância, o projeto gerido pela OMCV inclui atividades de apoio direto às famílias, nomeadamente, apoio social atribuído a mães com crianças até aos 6 anos e/ou crianças com deficiência, inseridas em famílias com um perfil socioeconómico vulnerável (nível I e II do Cadastro Social Único de Cabo Verde), residentes nas zonas rurais e urbanas do município de São Filipe, incluindo alimentação (cabazes alimentares) e apoio às mães no acesso ao emprego e/ou educação. Entre as atividades regulares incluem-se ainda sessões de sensibilização e animação comunitária nos diversos jardins de infância, através de encontros com encarregados de educação e cuidadores informais/famílias, sobre temas como alimentação infantil e outros ligados à saúde, educação, ambiente, cidadania e à vida das comunidades onde estão inseridos os jardins de infância, com o objetivo de cultivar maior proximidade com as famílias, fortalecer o exercício da cidadania e a participação comunitária da população socioeconomicamente vulnerável.
Nos últimos anos, este apoio incluiu investimentos significativos na renovação e reabilitação de infraestruturas, cofinanciados pelo GEP/MTSSS, traduzindo-se em melhorias significativas nos equipamentos sociais e no apoio prestado aos beneficiários dos projetos.
Fotos © OMCV São Filipe - Fogo
