O Fórum Social do Porto 2025, uma iniciativa bienal do governo português em conjunto com a Comissão Europeia, tem lugar nos próximos dias 18 e 19 de setembro.
O tema da edição deste ano é «Empregos de Qualidade numa Europa Social Competitiva». O evento fará o balanço dos progressos realizados na execução do Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS) e das três metas sociais da UE para 2030 matéria de emprego, formação e redução da pobreza. O fórum de 2025 contribuirá para o desenvolvimento de um novo plano de ação sobre o PEDS e de um Roteiro para Empregos de Qualidade. Os debates que terão lugar no evento contribuirão também para o futuro quadro que visa assegurar políticas do mercado de trabalho da UE inclusivas, sustentáveis e competitivas.
No dia 18, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Maria do Rosário Palma Ramalho abrirá o Fórum juntamente com Vice-Presidente Executiva da Comissão Roxana Mînzatu . À tarde, decorrerá, em sessão paralela, um diálogo com pessoas que vivem em situação de pobreza, no âmbito da preparação da futura Estratégia da UE de Combate à Pobreza, prevista para 2026. A Comissária Dubravka Šuica fará a introdução ao painel «Construir Locais de Trabalho Justos: Empregos de Qualidade e Melhor Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal».
No dia 19, participarão o Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, a Vice-Presidente Executiva Roxana Mînzatu e a Secretária Permanente do Ministério do Emprego da Dinamarca, Sine Frederiksen.
Nos dois dias participarão ainda vários ministros dos Estados Membros, representantes dos parceiros sociais a nível europeu e nacional e representantes da sociedade civil.
Consulte o programa no site do Fórum Social do Porto 2025.