O Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, é uma data comemorativa internacional, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1977.
O Dia Internacional da Mulher assinala-se desde o início do século XX, embora com variações no dia das celebrações; em 16 de dezembro de 1977 a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.
A igualdade de género é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Pretende recordar e celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também para refletir sobre o que ainda falta fazer. Causas como o direito ao voto, igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança, passando pela proteção em situações de violência física ou psicológica, e pelo acesso à educação continuam atuais, pois em vários pontos do globo, as mulheres não têm esses direitos garantidos.
O GEP associa-se a esta comemoração com a disponibilização:
- de uma síntese de estatísticas e indicadores de salários e pensões, resultado de operações estatísticas no quadro do Sistema Estatístico Nacional através do aproveitamento de dados administrativos e da realização de inquéritos, bem como de apuramentos com base em fontes administrativas para monitorização e avaliação de políticas das áreas de intervenção do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
- e de uma Newsletter "A Biblioteca Recomenda..." Especial Dia Internacional da Mulher resultado da pesquisa, recolha e esquematização de dados nacionais e internacionais contidos em entidades oficiais e ONGS.
Consulte!
