A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), em parceria com o Governo da Islândia, lançou um apelo a candidaturas para a primeira edição do Prémio Vigdís para o Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa que homenageia a ex-presidente islandesa Vidgís Finnbogadóttir, a primeira mulher no mundo a ser eleita Chefe de Estado.
O Prémio Vigdís procura premiar iniciativas que se tenham distinguido na promoção do empoderamento das mulheres, como conquistas em matéria de igualdade de género, igualdade de participação e acesso à tomada de decisões, bem como incentivar a adoção de políticas e práticas inclusivas. São candidatos elegíveis indivíduos ou grupos da sociedade civil, incluindo organizações não governamentais nacionais ou internacionais, associações e empresas.
O prémio em apreço é de caráter anual e será entregue na sessão plenária de junho da APCE, podendo as candidaturas ser efetuadas através do e-mail vigdis.prize@coe.int até ao próximo dia 15 de fevereiro e a consulta de informações adicionais e do regulamento encontra-se disponível no site do Conselho da Europa.