Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

1.º Boletim Estatístico sobre Proteção Social da Guiné-Bissau
12-Set-2024

1.º Boletim Estatístico sobre Proteção Social da Guiné-Bissau

Decorreu no dia 11 de setembro, no Centro Cultural Português em Bissau, a cerimónia de lançamento do primeiro Boletim Estatístico sobre Proteção Social da Guiné-Bissau. 

A publicação reúne indicadores de todo o sistema de proteção social do país, que permitem conhecer melhor a realidade da proteção social no país, contribuindo para a definição de políticas de alargamento da cobertura de proteção social, bem como para a monitorização do progresso da meta 1.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativa aos pisos de proteção social.

A publicação foi elaborada pelo Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Estatísticas de Proteção Social (GITEPS), que reúne várias instituições guineenses que trabalham na área da proteção social e estatísticas, e contou com o apoio do projeto ACTION/Portugal, destinado ao reforço dos sistemas de proteção social dos PALOP e Timor-Leste, implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (GEP/MTSSS).

Na sessão de abertura, o Diretor-Geral do GEP/MTSSS, José Luís Albuquerque, manifestou, a partir de Lisboa, a satisfação e orgulho em participar no lançamento do Boletim, felicitando todos os serviços e técnicos envolvidos na sua elaboração, incluindo a OIT. Na sua intervenção, realçou a importância de disponibilização de informação fiável, robusta e abrangente para apoio às políticas de proteção social e o papel do GITEPS na coordenação e articulação do trabalho de elaboração da publicação, bem como para a produção de novos Boletins no futuro. Referiu, ainda, a complementaridade de atuação do projeto ACTION/Portugal com a cooperação bilateral do MTSSS, no apoio à criação de um sistema de proteção social na Guiné-Bissau que, como o Boletim evidencia, é ainda muito embrionário.

A publicação de informação estatística atualizada, que se pretende seja cada vez mais desagregada e fiável, é um importante instrumento de apoio à tomada de decisões informadas na implementação e seguimento de políticas de proteção social e, ainda, na monitorização dos resultados alcançados pelas instituições nacionais no cumprimento das suas atribuições, contribuindo para a transparência da gestão pública.

O 1.º Boletim Estatístico da Proteção Social da Guiné-Bissau está disponível no site do  ACTION/Portugal .

ver detalhe
IGFSS forma quadros timorenses na área da contabilidade
06-Set-2024

IGFSS forma quadros timorenses na área da contabilidade

Entre os dias 6 e 19 de setembro de 2024 decorre no Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS, IP), em Lisboa, uma ação de formação, em contexto de trabalho, na área da contabilidade, dirigida a quadros do Instituto Nacional de Segurança Social de Timor-Leste (INSS/TL).

A delegação do INSS/TL é constituída pelo Diretor do Departamento Financeiro, Agus Berek, e dois técnicos da Unidade de Contabilização e Gestão Orçamental daquele Departamento, Emília Pinto e Deonísio dos Santos.

Esta formação pretende sedimentar conhecimentos especializados na área da contabilidade e alavancar o funcionamento do departamento financeiro do INSS/TL. Constitui uma ação de continuidade que acresce a diversas outras desenvolvidas em pareceria com o IGFSS, IP, como o apoio na produção normativa, a operacionalização do departamento financeiro e a criação e implementação de um Plano de Contas.

Desenvolvida no contexto da capacitação institucional contemplada no Programa de Cooperação entre o MTSSS e o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste, esta formação integra-se num conjunto alargado de ações que têm por objetivo global apoiar a consolidação do sistema de segurança social de Timor-Leste. 

Foto © GEP/MTSSS

ver detalhe
Abertura do concurso para o lugar de direção do Escritório da OIT em Luanda
26-Ago-2024

Abertura do concurso para o lugar de direção do Escritório da OIT em Luanda

Na sequência da Inauguração de Escritório Sub-Regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Luanda, informa-se da abertura do concurso para o lugar de direção do Escritório da OIT em Luanda.

A informação relativa à apresentação da candidatura ao lugar pode ser consultada no site da ILO |Jobs.

Imagem © Organização Internacional do Trabalho (OIT)

ver detalhe
78.ª AGNU – Cimeira do Futuro – Registo de stakeholders nos Dias de Ação (20 e 21 setembro) de 2024
19-Ago-2024

78.ª AGNU – Cimeira do Futuro – Registo de stakeholders nos Dias de Ação (20 e 21 setembro) de 2024

A Cimeira do Futuro, o principal evento das Nações Unidas em 2024, que se realizará em Nova Iorque em setembro de 2024, será precedida por dois Dias de Ação (Action Days), que decorrerão também em Nova Iorque, a 20 e 21 de setembro, e nos quais poderão participar as partes interessadas (stakeholders), incluindo representes da sociedade civil.

O registo poderá ser feito online, a partir de 12 de agosto e até 6 de setembro, através da plataforma Indico.UN

As partes interessadas deverão demonstrar afiliação junto de uma organização com trabalho relevante na preparação ou implementação do Pacto do Futuro, o documento final da conferência, que pretende renovar a confiança da humanidade no multilateralismo e preparar um futuro sustentável, próspero e em paz. 

Cada organização pode registar até 7 delegados. A confirmação do registo será processada em 5 a 10 dias úteis. O registo não garante visto, voo ou alojamento em Nova Iorque

Para a consulta de mais informações, o Secretariado das NU criou um site dedicado a este evento

Imagem © United Nations

ver detalhe
Erasmus para a Administração Pública - 1.ª sessão, 2025
19-Ago-2024

Erasmus para a Administração Pública - 1.ª sessão, 2025

Foi publicado no Portal Eurocid o convite à apresentação de candidaturas ao programa de formação «Erasmus para a Administração Pública», 1.ª sessão de 2025.

- Convite à apresentação de candidaturas;
- Sobre o programa de formação «Erasmus para a Administração Pública».

As candidaturas decorrem até ao dia 24 de outubro de 2024.

Imagem © Portal Eurocid 

ver detalhe
Workshops «Desenvolvimento de estratégias para a economia social nos Estados-Membros»
26-Jul-2024

Workshops «Desenvolvimento de estratégias para a economia social nos Estados-Membros»

Os workshops de aprendizagem mútua sobre «Desenvolvimento de estratégias para a economia social nos Estados-Membros» incluíram três eventos realizados, entre março e junho de 2024, organizados pela Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão (DG EMPL) da Comissão Europeia para apoiar as administrações públicas nacionais e regionais na conceção, implementação e atualização das suas estratégias de economia social. 

Durante os eventos os participantes foram convidados a refletir sobre as práticas de economia social em torno dos cinco pilares fundamentais para o desenvolvimento e implementação de uma estratégia abrangente para a economia social:

(1) visão e objetivos;

(2) Estrutura administrativa e institucional;

(3) Mecanismos de consulta;

(4) Visibilidade e reconhecimento; e

(5) Monitorização e avaliação.

imagem dos 5 pilares em puzzle

Os eventos acolheram mais de 50 funcionários de administrações públicas nacionais, regionais e locais de 20 Estados-Membros, bem como peritos independentes, um representante da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e vários representantes da Comissão Europeia.

As principais aprendizagens e insights dos três workshops de aprendizagem mútua são apresentados no documento sobre a visão geral das estratégias da economia social, bem como as principais iniciativas da Comissão Europeia para apoiar os intervenientes da economia social e os decisores políticos no desenvolvimento de melhores práticas de medição do impacto social; e os próximos passos. Todas as informações e materiais são publicados no Portal da Economia Social

Concretamente, sobre os três workshops realizados, os recursos utilizados podem ser consultados até 31 de agosto de 2024 (Resource page WS1; Resource page WS2; Resource page WS3). No âmbito do WK2, Portugal foi convidado a apresentar o seu  Processo de Consulta e Envolvimento realizado no âmbito do Setor da Economia Social.

Relativamente aos próximos passos, tal como partilhado pela DG REFORM no workshop 3 (Flash report), a Comissão Europeia lançou um novo convite no âmbito do Instrumento de Assistência Técnica, com o objetivo de prestar apoio técnico aos Estados-Membros, conceber ou implementar os seus projetos de renovação numa variedade de áreas, tais como verde e digital transição, diversidade, financiamento público e privado, migração, ambiente de negócios, saúde, competências e educação. Está previsto no Plano de 2025, um projeto multinacional específico sobre a economia social. Sobre este convite refere-se que o prazo de apresentação de candidaturas é 31 de outubro de 2024 e os Estados-Membros são convidados a partilhar os seus projetos de pedido com a DG REFORM (e-mail: Ciresica.FEYER@ec.europa.eu; Ana.FERREIRA-REIS@ec.europa.eu) até ao início de Setembro.


Imagem © CE

ver detalhe
Publicada versão portuguesa de questionário da OIT sobre trabalho infantil
26-Jul-2024

Publicada versão portuguesa de questionário da OIT sobre trabalho infantil

Acaba de ser publicada a versão portuguesa do questionário para módulos ad hoc do inquérito ao trabalho infantil, destinado a medir o trabalho infantil de acordo com as normas internacionais alteradas adotadas pela 20.ª Conferência Internacional dos Estaticistas do Trabalho.

Trata-se de uma publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cuja tradução para português foi financiada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no quadro do acordo complementar celebrado entre o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) e o Escritório da OIT em Lisboa, em matéria de traduções e publicações da OIT.

O apoio desta tradução assenta numa lógica de complementaridade com o projeto ACTION/Portugal  e com a cooperação no quadro do Plano de Ação para o Combate ao trabalho Infantil da CPLP.  

O questionário modelo para módulos ad hoc do inquérito ao trabalho infantil pode ser descarregado em duas versões (pdf e word).

Imagem © OIT

ver detalhe
Contratação de técnica/o para projeto em Timor-Leste
18-Jul-2024

Contratação de técnica/o para projeto em Timor-Leste

Está aberto concurso para a contratação de um Técnico em Proteção Social para o projeto Strengthening social inclusion and nutrition in Timor-Leste. Trata-se de um projeto financiado pela União Europeia e implementado pela Organização Internacional do Trabalho em parceria com outras agências das Nações Unidas, que tem por objetivo, entre outros, reduzir a pobreza através do alargamento da segurança social contributiva aos trabalhadores mais vulneráveis, em especial os da economia informal.

O prazo de candidatura termina no dia 1 de agosto de 2024.

Detalhes deste concurso podem ser acedidos em Social Protection Technical Officer - P3 Job Details | International Labour Organization (ilo.org).

ver detalhe
UE - Década Digital de 2024
17-Jul-2024

UE - Década Digital de 2024

A Comissão Europeia publicou, dia 3 de julho de 2024, a Comunicação que contém o relatório sobre o estado da Década Digital de 2024. O documento examina a evolução da política digital desde o relatório de 2023 e apresenta os progressos da UE no sentido de alcançar os objetivos e metas acordados para uma transformação digital bem-sucedida para as pessoas, as empresas e o ambiente, tal como estabelecido na decisão que estabelece o programa político da Década Digital 2030.

O Anexo 1 apresenta uma análise exaustiva dos progressos realizados com vista aos objetivos e metas da Década Digital e contém recomendações horizontais dirigidas a todos os Estados-Membros; o Anexo 2, com base nos dados mais recentes disponíveis, atualiza as trajetórias para que a UE atinja atempadamente cada objetivo e indicador-chave de desempenho (KPI) da Década Digital; o Anexo 3 apresenta um resumo da análise efetuada para cada Estado-Membro e inclui recomendações específicas para cada país. Tanto as recomendações horizontais como as recomendações por país visam acelerar os progressos coletivos da UE e propor ajustamentos aos roteiros estratégicos nacionais. 

Todos documentos podem ser acedidos no portal do EUR-Lex

A comunicação e o Relatório são ainda complementados com o Staff Working Document ‘Digital Decade in 2024: Implementation and perspective’ with annexes.

Nos relatórios por país constantes no Anexo 3, a análise é organizada com base em indicadores-chave de desempenho e na forma como os EM contribuem para: uma UE competitiva, soberana e resiliente; um novo Pacto Digital para as pessoas; tirar partido da transformação digital para uma ecologização inteligente; harmonizar as políticas e as despesas digitais.

O relatório relativo a Portugal refere que existe um potencial inexplorado para contribuir para os objetivos e metas da Década Digital da UE, tendo em vista uma digitalização bem-sucedida que promova a competitividade, a resiliência, a soberania, os valores europeus e a ação climática.

Relativamente a temas mais diretamente ligados ao MTSSS destaca-se que é referido que persistem desafios importantes, nomeadamente no que respeita à melhoria das competências digitais básicas e avançadas em toda a população. 

O relatório refere que o roteiro de Portugal reflete parcialmente os esforços necessários em todas as dimensões da digitalização; inclui apenas alguns dos objetivos nacionais previstos; não inclui quaisquer trajetórias, o que torna difícil avaliar o ritmo de execução.

A Comissão faz as seguintes recomendações a Portugal no que diz respeito a ajustamentos ao seu roteiro nacional, das quais se destacam:

  •  Metas: definir trajetórias para as competências digitais básicas e especialistas em TIC; alinhar o nível de ambição do objetivo para os especialistas em TIC com o objetivo da UE.
  • Medidas: Rever as medidas que contribuem para os objetivos em matéria de competências.

O relatório conclui que Portugal está bem preparado para assegurar uma transição digital inclusiva, mas que serão necessários esforços sustentados para aumentar continuamente o nível de competências digitais da população e formar especialistas em TIC.

São feitas as seguintes recomendações, das quais se destacam:

  •  Competências digitais básicas: Intensificar os esforços, nomeadamente avaliando a adoção das medidas atuais e as necessidades que ainda subsistem.
  • Especialistas em TIC: Adotar medidas adicionais para especialistas em TIC, incluindo em matéria de cibersegurança, e promover estudos sobre as TIC e o equilíbrio entre os géneros neste setor.
  • Serviços públicos digitais: Continuar a desenvolver soluções de e-Government de fácil utilização e intensificar os esforços para promover a sua adoção, com especial atenção para a identificação eletrónica.

Nos outros documentos, Portugal é também citado, por exemplo, entre os EM que estabeleceram metas para aumentar o número de mulheres nas TIC e como um dos países que já legislou sobre o uso de algoritmos no mundo laboral.

ver detalhe
Recrutamento por mobilidade interna - 1 posto de trabalho
16-Jul-2024

Recrutamento por mobilidade interna - 1 posto de trabalho

Gabinete de Estratégia e Planeamento está a recrutar, em regime de mobilidade na categoria, 1 Técnico Superior.

Este procedimento destina-se a titulares de um vínculo de emprego público (VEP).

Processo a decorrer até 30 de julho de 2024.

Consulte a oferta, colocada na Bolsa de Emprego Público (BEP):  

Poderá encontrar mais informação em Recrutamento.

ver detalhe