Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

Conferência “Igualdade de Género e a Convenção de Istambul: uma década de ação”, 11 de maio de 2021
03-Mai-2021

Conferência “Igualdade de Género e a Convenção de Istambul: uma década de ação”, 11 de maio de 2021

No dia 11 de maio, irá realizar-se uma Conferência em formato virtual intitulada “Igualdade de Género e a Convenção de Istambul: uma década de ação”, por iniciativa do Conselho da Europa, em parceria com as autoridades alemãs, na sua qualidade de presidência atual do Comité de Ministros daquela organização,

Na sessão de abertura salienta-se a participação da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, onde deverá proceder à assinatura virtual de uma declaração conjunta com a Ministra alemã para os Assuntos da Família, Cidadãos Seniores, Mulheres e Juventude, apelando a todos Estados-membros que ratifiquem a Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, mais conhecida como Convenção de Istambul .

Na sessão que decorrerá da parte da tarde, está prevista a intervenção da Dra. Andreia Marques da CIG, na sua qualidade de Presidente da Comissão para a Igualdade de Género do Conselho da Europa, no painel dedicado ao combate aos estereótipos de género e ao sexismo: atacar as raízes das desigualdades entre mulheres e homens e a violência contra as mulheres.

A respeito da prevenção e combate ao sexismo o Concelho da Europa desenvolveu a campanha Sexismo: Repare nele. Fale nele. Acabe com ele!

Toda a informação atualizada sobre a Conferência poderá ser consultada aqui.

 

ver detalhe
“Preparar o Futuro: Compras Verdes, Sustentáveis e Digitais”, Conferência de Alto Nível sobre Contratação Pública, 7 de maio de 2021
03-Mai-2021

“Preparar o Futuro: Compras Verdes, Sustentáveis e Digitais”, Conferência de Alto Nível sobre Contratação Pública, 7 de maio de 2021

A conferência “Preparar o Futuro: Compras Verdes, Sustentáveis e Digitais”, que decorrerá no dia 7 de maio, irá abordar os desafios que a Europa enfrenta relativamente à contratação pública verde e sustentável, à importância da transformação digital e às potencialidades da informação estruturada.

Esta Conferência de Alto Nível sobre Contratação Públicacoorganizada com a Comissão Europeia, é o principal evento europeu sobre contratação pública a ocorrer no primeiro semestre de 2021 e contará com oradores altamente qualificados.

Tem como objetivo partilhar conhecimentos, experiências e boas práticas de contratação pública no presente e no futuro.

Conheça o programa e proceda ao registo aqui.

Para mais informações aceda aqui.

 

 

ver detalhe
Conferência Europeia das Humanidades (sob chancela da UNESCO), 5 a 7 de maio de 2021
03-Mai-2021

Conferência Europeia das Humanidades (sob chancela da UNESCO), 5 a 7 de maio de 2021

A Conferência Europeia das Humanidades (sob chancela da UNESCO), decorrerá de 5 a 7 de maio, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Este evento visa uma melhor articulação das estratégias de I&D, nacionais e europeias, de forma a possibilitar uma resposta conjunta e mais eficaz às problemáticas societais da Europa, incluindo as responsabilidades europeias além-fronteiras, nomeadamente no que diz respeito às crises globais.

Espera-se contribuir para a construção de uma sociedade alicerçada no conhecimento, na tecnologia, no respeito pelo ambiente, mais inclusiva, justa e solidária.

Como a diversidade linguística é uma das prioridades da CIPSH e da UNESCO, o primeiro dia da Conferência, por coincidir com o Dia Internacional da Língua Portuguesa, será uma ocasião para sublinhar a dimensão universal das Línguas e a sua abertura à diversidade.

O tema central da conferência destaca as Humanidades Europeias e Mais Além.

Considera o desenvolvimento e a contribuição das Humanidades para os problemas sociais na Europa, assumindo uma compreensão das responsabilidades da Europa para além das suas fronteiras.

Neste campo, a conferência irá destacar as interações com outras tradições académicas do mundo e dar prioridade à colaboração com África.

Os quatro temas específicos seguintes,

  • Dinâmica Multidisciplinar como estratégias de Educação e I&D para a resolução de problemas significativos;
  • Património, mobilidade e identidades;
  • Influência e impacto das Humanidades na sociedade;
  • As Ciências Humanas no Século XXI,

articulam o tema central transversal que levanta questões como as alterações climáticas e ambientais, a relação entre património e dinâmicas históricas e de identidade, a gestão de territórios urbanos e de baixa densidade demográfica, e as implicações legais dos processos culturais ou de coesão sanitária e social.

A Conferência Europeia das Humanidades será transmitida em streaming nesta página durante a conferência.

Conheça a Programa da Conferencia aqui.

As inscrições para este evento estão abertas aqui.

Toda a informação atualizada sobra a conferência aqui.

 

ver detalhe
Diálogo dos Cidadãos sobre “Os jovens e o futuro da Europa social”, 4 de maio 2021
03-Mai-2021

Diálogo dos Cidadãos sobre “Os jovens e o futuro da Europa social”, 4 de maio 2021

No dia 4 de maio, Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais e Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sentam-se numa sala virtual com jovens para um Diálogo dos Cidadãos sobre “Os jovens e o futuro da Europa social”, moderado por Cláudia Semedo e conduzido pelas questões dos participantes.

Qual é a situação dos jovens hoje em dia? Como é que os jovens estão a lidar com a pandemia da COVID-19? Quais são as suas perspetivas futuras?  O que esperam dos governos nacionais e da União Europeia?

Apenas alguns dias antes da Cimeira Social, que se celebrará no dia 7 de maio, no Porto, o comissário europeu e a ministra portuguesa querem ouvir os jovens numa discussão aberta e sem intermediários sobre o futuro da Europa social.

Este Diálogo insere-se na Conferência sobre o Futuro da Europa que coloca os cidadãos no centro da ação da UE e reforça a ligação entre eles e as instituições que os servem.

É um exercício sem precedentes, aberto e inclusivo, de democracia deliberativa em que se pode participar através da plataforma digital multilingue em futureu.europa.eu.

O convite para a sala virtual e para colocar questões será feito por ordem de inscrição até à capacidade máxima de 60.

O Diálogo pode ser também acompanhado em direto no Instagram, Twitter e Facebook, com a possibilidade de fazer perguntas e comentários através dessas plataformas.

O evento vai decorrer em português e em inglês, podendo os participantes colocar as suas questões em qualquer um destes idiomas.

As inscrições estão abertas aqui até dia 3 de maio.

Assista e coloque questões por streaming das 14:00 - 15:30. 

O link para o evento será publicado nesta página.

Todas as informações sobre o evento aqui.

 

ver detalhe
Seminário “A Importância dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais - A caminho da Cimeira Social”, 3 de maio de 2021
03-Mai-2021

Seminário “A Importância dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais - A caminho da Cimeira Social”, 3 de maio de 2021

No dia 3 de maio, vai decorrer o Seminário “A Importância dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais - A caminho da Cimeira Social”, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Esta iniciativa assume-se como uma plataforma de diálogo e intercâmbio para que representantes das áreas governativas, meios académicos e sociedade civil da União Europeia possam debater ideias, medidas e propostas para garantir uma recuperação eficaz e justa, que tenha em conta a necessidade de garantir a realização plena dos direitos humanos, em particular os direitos económicos, sociais e culturais, de modo a evitar retrocessos e não deixar ninguém para trás, principalmente aqueles que mais precisam da proteção do Estado.

Este seminário digital concorrerá igualmente para dar impulso político à concretização do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e do seu Plano de Ação, enquadrando-se por isso plenamente nos objetivos estruturantes da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, tanto na vertente dos direitos humanos, como na dimensão social.

Consulte o Programa do Seminário.

Toda a informação atualizada sobre a Conferência poderá ser consultada aqui.

 

ver detalhe
Conferência Anual da Rede Europeia das Migrações (REM), 30 de abril de 2021
29-Abr-2021

Conferência Anual da Rede Europeia das Migrações (REM), 30 de abril de 2021

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o Ministério da Administração Interna vai organizar a Conferência Anual da Rede Europeia das Migrações (REM), no dia 30 de abril.

Esta conferência terá como principal tema a digitalização no domínio das fronteiras e novas tecnologias inerentes com relevância nas questões da migração, através das múltiplas aplicações em matéria documental, biométrica e de cooperação policial.

A sessão de abertura contará com a presença do Ministro da Administração Interna de Portugal, Comissão Europeia, OIM e OCDE.

Para além das sessões de abertura e de encerramento, a estrutura da Conferência está dividida em 4 painéis de debate:
Painel 1: Oportunidades para as tecnologias digitais melhorarem a gestão da migração | esta sessão irá explorar a digitalização dos processos de gestão da migração e o potencial de criação de sistemas de dados interoperáveis a nível nacional e da UE, que possam alimentar os processos de gestão.
Painel 2: Utilização de IA na gestão da migração | esta sessão irá explorar o potencial da IA para fornecer soluções inovadoras aos processos de gestão da migração.

Painel 3: Riscos e mitigação dos riscos na gestão dos processos de migração digitais | os oradores farão breves intervenções sobre os riscos dos processos digitais de migração e sobre a forma de os mitigar. Que salvaguardas têm de ser postas em prática para garantir os princípios dos direitos fundamentais e as normas éticas?

Painel 4: Lições aprendidas e novas práticas após a pandemia de Covid-19 |os oradores fornecerão informações fundamentais a partir de práticas selecionadas implementadas na UE, bem como um olhar sobre as lições aprendidas a partir de práticas emergentes fora da UE.

O encerramento da conferência será efetuado pelo Diretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Para mais informação consulte o programa.

ver detalhe
Portugal entregou Plano de Recuperação e Resiliência
29-Abr-2021

Portugal entregou Plano de Recuperação e Resiliência

A entrega do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal foi feita no dia 22 de abril, sendo Portugal o primeiro Estado-membro da União Europeia (UE) a concretizar a entrega.

O PRR enquadra-se no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência que decorre do Programa Next Generation EU, instrumento temporário aprovado pela União Europeia para apoiar a recuperação económica dos países da UE.

O PRR de Portugal encontra-se estruturado em três dimensões – a resiliência, a transição climática e a transição digital – e alinhado com os princípios da Estratégia Portugal 2030 e com os diferentes eixos da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030. Estas dimensões são concretizadas através de 20 componentes, que integram, por sua vez, 37 reformas e 82 investimentos, totalizando 16.643 milhões de euros, sendo 13.944 milhões de euros financiados através de subvenções e 2.699 milhões de euros através de empréstimos.

As medidas em causa têm como objetivo ultrapassar um conjunto de desafios de natureza global, bem como de bloqueios estruturais intrínsecos ao país, que são penalizadores para o seu desenvolvimento económico, nomeadamente o desafio demográfico, as desigualdades, incluindo as sociais, a qualificação, o processo de digitalização da economia e a necessidade de um desenvolvimento coeso do território.

A avaliação de impacto dos investimentos e das reformas constantes do PRR permite concluir que o nível do produto anual será, ao fim de 10 anos (em 2031), 2,2 % maior do que seria sem PRR, o que significa que o PRR gera um incremento médio na taxa de crescimento potencial anual de cerca de 0,22 p.p.. E é também patente o impacto transformador e duradouro do PRR, com efeitos que perduram ao fim de 20 anos, altura em que o produto anual estará mais de 3 % acima do nível do produto que se registaria sem PRR.
 

Consulte a apresentação do PRR.

ver detalhe
Campanhas de solidariedade com Moçambique e Timor-Leste
28-Abr-2021

Campanhas de solidariedade com Moçambique e Timor-Leste

Estão a decorrer duas campanhas de apoio à população vítima de terrorismo em Cabo Delgado e às vítimas das cheias em Timor-Leste:

  • UCCLA promove campanha de apoio a Cabo Delgado

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), está a promover uma campanha solidária de angariação de fundos, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública e no sentido de se obterem recursos financeiros para apoiar a população vítima de terrorismo em Cabo Delgado (Moçambique).

Os donativos serão entregues à Cruz Vermelha Internacional e destinam-se à aquisição de bens prioritários para fazer face às necessidades mais prementes dos cerca de 770 000 refugiados existentes em Cabo Delgado, dos quais 300 000 são crianças.

A conta bancária foi aberta com um donativo da Cruz Vermelha Portuguesa, no valor de € 50.000,00, e conta com a participação de todos quantos possam apoiar.

Conta UCCLA Cabo Delgado do Millennium BCP:

NIB: 0033.0000.45405035551.05
IBAN: PT50.0033.0000.45405035551.05

Para informação mais detalhada, pode consultar o site da UCCLA

 

  • Apoio às vítimas das cheias em Timor-Leste

O banco BNU Timor criou uma conta bancária de solidariedade, em parceria com a Cruz Vermelha de Timor-Leste, para recolha de fundos para apoio às vítimas das cheias que assolaram o país no início deste mês.

Recorde-se que as cheias provocaram dezenas de mortos e feridos e vários milhares de desalojados.

Os donativos podem ser transferidos para a conta “AJUDA TIMOR 2021”:

IBAN: TL380020143577471000162
SWIFT CODE: CGDITLDI

Mais informações no site do BNU Timor.

 

ver detalhe
Lançamento do Atlas da Demografia da UE, 29 de abril de 2021
21-Abr-2021

Lançamento do Atlas da Demografia da UE, 29 de abril de 2021

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Comissão Europeia vai lançar a primeira edição do Atlas da Demografia da UE, no dia 29 de abril.

A Vice-Presidente da Comissão Dubravka Šuica (Vice-Presidente para a Democracia e Demografia) e a Comissária Mariya Gabriel (Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude) vão lançar a primeira edição do Atlas da Demografia da UE num painel de debate com o Presidente do Comité das Regiões, Apostolos Tzitzikostas e a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva,

Durante o painel, moderado pelo Diretor-Geral do Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão, Stephen Quest, será discutida a natureza transversal da demografia e a relevância de compreender e antecipar a dinâmica demográfica para todos os níveis de formulação de políticas.

O painel de discussão será seguido por uma apresentação do Atlas pelo CCI.

A pandemia Covid-19 lembrou-nos que os nossos sistemas de bem-estar, emprego e saúde assentam num delicado equilíbrio demográfico, destacando a necessidade de uma melhor compreensão da dinâmica demográfica em toda a Europa.

Juntamente com as transições verdes e digitais, as mudanças demográficas estão a moldar o futuro da Europa.

Atlas de Demografia é uma ferramenta nova, interativa e multidimensional desenvolvida pelo CCI para visualizar, monitorar e antecipar as mudanças demográficas em uma resolução espacial muito alta. Destina-se a informar várias áreas políticas - como saúde, trabalho, educação, acesso a serviços e amenidades, políticas territoriais e de coesão, para citar alguns - com dados demográficos atempados, robustos e comparáveis e conhecimentos ao melhor nível de detalhe geográfico (até ao nível de um único município) para ajudar a orientar as políticas da UE de forma mais próxima das necessidades dos cidadãos.

Assista ao vivo no dia 29 de abril 9:00 - 10:00

Consulte a Agenda aqui

 

ver detalhe
Conferência “Tempo de agir para uma recuperação centrada nas pessoas”, 29 de abril de 2021
21-Abr-2021

Conferência “Tempo de agir para uma recuperação centrada nas pessoas”, 29 de abril de 2021

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Embaixada de Portugal em Madrid vai realizar, a Conferência “Tempo de agir para uma recuperação centrada nas pessoas”, no dia 29 de abril.

Neste evento vai ser questionado o seguinte: Em tempos difíceis da pandemia o que significa o modelo social europeu e a sua centralidade na construção europeia, o que queremos  dizer quando falamos da dupla transição digital e verde que enfrentamos.

Os oradores vão questionar como vamos mobilizar governos e cidadãos para alcançar sociedades e economias resilientes e justas? Podemos definir metas específicas?

Assista à conversa entre a Ministra do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, com o Vice-Presidente da Fundação Alternativas, Diego López Garrido.

Para mais informações aceda aqui.

ver detalhe