Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

Academia sobre o Trabalho Digno, 28 de maio a 1 de junho de 2018, Turim.
07-Nov-2018

Academia sobre o Trabalho Digno, 28 de maio a 1 de junho de 2018, Turim.

Realizou-se em Turim no campus do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF-OIT) durante a semana de 28 de maio a 1 de junho de 2018, a Academia sobre o Trabalho Digno dirigida aos países lusófonos, tendo contado com a participação de instituições de todos os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Tratou-se de um evento único de formação, debate e intercâmbio em português financiado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.) e pelo GEP (no quadro do projeto ACTION/Portugal) do MTSSS. Contou ainda com o apoio da Unidade de Parcerias Emergentes e Especiais do Departamento de Parcerias e Apoio aos Programas Exteriores (PARDEV) da OIT.

Durante o evento, instituições e entidades de todos os países lusófonos juntamente com especialistas internacionais tiveram a ocasião de abordar as visões e ideias sobre o futuro do trabalho: o impacto das tecnologias sobre o mundo do trabalho e os sistemas de proteção social; os processos de transição para uma economia verde e mais sustentável; os caminhos e políticas para romper os tetos de vidro com vista à paridade de género.

A Subdiretora do GEP/MTSSS, Rute Guerra, participou na sessão de abertura da Academia e na sessão de apresentação oficial da versão portuguesa do Relatório Mundial sobre Proteção Social 2017–2019 da OIT.

ver detalhe
Apresentação do relatório
07-Nov-2018

Apresentação do relatório "Trabalho digno em Portugal 2008-2018 - da crise à recuperação"

"Trabalho digno em Portugal 2008-2018 - da crise à recuperação" foi apresentado no dia 16 de outubro de 2018, durante uma Conferência de Alto Nível organizada conjuntamente pela OIT-Lisboa e pelo MTSSS.

Contou com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa e do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

Este estudo analisa informação estatística de diferentes fontes, nomeadamente do GEP, com destaque para a informação dos Quadros de Pessoal.

Consulte o relatório em https://www.ilo.org/

ver detalhe