Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

Plano de Ação para a Economia Social // Construção de uma economia ao serviço das pessoas | ( Versão P T )
17-Jan-2022

Plano de Ação para a Economia Social // Construção de uma economia ao serviço das pessoas | ( Versão P T )

A Comissão Europeia apresentou, no dia 16 de dezembro de 2021, o “Plano de Ação para a Economia Social” no qual propôs um conjunto de medidas destinadas a criar condições que permitam à economia social cumprir o seu potencial e contribuir para um crescimento justo, sustentável e inclusivo. De acordo com a Comissão, esse objetivo só pode ser atingido por intermédio de parcerias e cooperação.

Assim, a Comissão Europeia no lançamento do plano de ação reuniu empreendedores sociais e representantes de organizações de economia social de toda a Europa para discutir as novas oportunidades oferecidas pelo Plano de Ação e sua contribuição para um futuro mais sustentável.

Desde 2014, que a Social Economy Europe (SEE), de que a CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social é membro, tem defendido consistentemente a necessidade de um Plano de Ação para a Economia Social.

Pode consultar a versão portuguesa do Plano de Acão para a Economia Social no site da Cases.

ver detalhe
Vagas para Painel de Peritos SIDS (Índice de Vulnerabilidade Multidimensional)
06-Jan-2022

Vagas para Painel de Peritos SIDS (Índice de Vulnerabilidade Multidimensional)

As Nações Unidas recebem, até 14 de janeiro, candidaturas de peritos para o novo painel encarregue de finalizar o Índice de Vulnerabilidade Multidimensional dos Pequenos Estados Insulares e em Desenvolvimento. O painel de peritos terá 12 membros, dois dos quais presidirão em conjunto à formação que deverá iniciar os seus trabalhos até fevereiro de 2022. 


Entre outros requisitos, são necessárias habilitações em economia, finanças públicas, gestão de recursos ambientais ou naturais, ciências naturais, geografia, engenharia, estatística, ambiente / alterações climáticas, ciências sociais ou administração pública.

Mais informação poderá ser obtida aqui.

ver detalhe
Estratégia Nacional de Combate à Pobreza pulicada em DR
29-Dez-2021

Estratégia Nacional de Combate à Pobreza pulicada em DR

Foi hoje publicada em Diário da República a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 (ENCP) que  reflete, no essencial, o trabalho realizado pela Comissão de coordenação (nomeada pelo Despacho n.º 10277/2020), reunindo contributos de diversas entidades e personalidades com percursos relevantes no domínio do combate à pobreza e à exclusão social, contando também com o forte envolvimento técnico do GEP.  Enquadrada no desafio estratégico de redução das desigualdades, a abordagem da ENCP assenta numa visão da pobreza como um fenómeno que exige uma atuação integrada das diferentes áreas setoriais no domínio da intervenção pública, em estreita articulação com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Descarregue  aqui o documento da Comissão de Coordenação (PDF, 2,21 MB).

ver detalhe
A União Europeia proclamou 2022 como o Ano Europeu da Juventude.
26-Dez-2021

A União Europeia proclamou 2022 como o Ano Europeu da Juventude.

A decisão do Parlamento e do Conselho surge depois da proposta formal que a Comissão apresentou na sequência do discurso de Ursula Von der Leyen sobre o Estado da União, onde apelou a que 2022 fosse um ano consagrado à valorização dos jovens. Com esta iniciativa, pretende-se responder àquela que tem sido a geração mais lesada pela crise pandémica, estimulando ao mesmo tempo a participação ativa de todos os jovens, incluindo os pertencentes a grupos mais vulneráveis, reforçando assim o projeto europeu.

O Parlamento Europeu confirmou no dia 14 de dezembro a decisão de dedicar o ano de 2022 à organização de atividades e iniciativas centradas na juventude, em todos os Estados-Membros.
 

Para mais informação:

https://europa.eu/youth/home_pt  e https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/IP_21_5226

ver detalhe
Publicação: Diversidade no Local de Trabalho - Uma Abordagem de Orientação Sexual, Identidade ou Expressão de Género e Características Sexuais (SOGIESC), 2021
21-Dez-2021

Publicação: Diversidade no Local de Trabalho - Uma Abordagem de Orientação Sexual, Identidade ou Expressão de Género e Características Sexuais (SOGIESC), 2021

Encontra-se disponível, no site do Conselho da Europa, a publicação intitulada “Diversidade no Local de Trabalho - Uma Abordagem de Orientação Sexual, Identidade ou Expressão de Género e Características Sexuais (SOGIESC). Esta publicação destina-se a ajudar os Estados a implementar as medidas relacionadas com o emprego destacadas na Recomendação CM/Rec(2010)5 do Comité de Ministros do Conselho da Europa aos Estados membros sobre medidas de combate à discriminação com base na orientação sexual ou identidade de género, bem como a acompanhar e apoiar os mesmos na implementação da Estratégia de Igualdade LGBTIQ 2020-2025 apresentada pela Comissão Europeia.

Mais informação sobre o documento e os seus objetivos pode ser encontrada na seguinte ligação: https://www.coe.int/en/web/sogi/-/diversity-in-the-workplace-on-the-grounds-of-sexual-orientation-gender-identity-or-expression-and-sex-characteristics-sogiesc-.

ver detalhe
Oferta emprego na Autoridade Europeia do Trabalho (AET)
06-Dez-2021

Oferta emprego na Autoridade Europeia do Trabalho (AET)

«A Autoridade Europeia do Trabalho (AET/ELA) tem como principais objetivos assegurar que as regras da UE sobre mobilidade laboral e coordenação da segurança social sejam aplicadas de forma justa, simples e eficaz, facilitando aos cidadãos e às empresas a obtenção dos benefícios do mercado interno.

Como agência descentralizada da União Europeia, a AET emprega pessoal numa base temporária (como "agente temporário" e "agentes contratuais"). O Estatuto dos Funcionários e as Condições de Emprego de Outros Agentes (RAA) da UE, bem como as regras de execução que lhes dão efeito, aplicar-se-ão ao pessoal da Autoridade. A Autoridade acolherá também peritos nacionais destacados.

A AET oferece uma gama de oportunidades de carreira não só para peritos em mobilidade laboral e segurança social, mas também para profissionais em gestão de recursos humanos, finanças, comunicação, e áreas relacionadas com as TIC. A ELA oferece salários competitivos e benefícios adicionais atraentes em linha com os dos funcionários públicos da União Europeia, um ambiente de trabalho internacional dinâmico e possibilidades de formação e desenvolvimento. É assim um empregador de igualdade de oportunidades e encoraja fortemente as candidaturas de todos os candidatos que preencham os critérios de elegibilidade e seleção sem qualquer distinção de nacionalidade, idade, raça, sexo, convicção política, filosófica ou religiosa ou orientação sexual e independentemente de deficiências, estado civil ou outra situação familiar.

Assim, informa-se que se encontram de momento abertas duas vagas para exercer funções AET cujo prazo de candidatura decorre até ao próximo dia 5 de janeiro de 2022:
 
 ELA -  Head of Sector (AD8)
 ELA -  Labour Mobility Officer (AD6)

Para informações detalhadas pode consultar  o site da ELA .

ver detalhe
Workshop Avaliação de Políticas Públicas
02-Dez-2021

Workshop Avaliação de Políticas Públicas

O GEP esteve presente no Workshop de Avaliação de Políticas Públicas , organizado pelo GPEARI do Ministério das Finanças, realizado no passado dia 26 de novembro, onde apresentou uma síntese do trabalho desenvolvido em termos de monitorização e acompanhamento da RMMG”.

ver detalhe
Relatório Anual do Comité de Proteção Social (CPS)|2021
23-Nov-2021

Relatório Anual do Comité de Proteção Social (CPS)|2021

Encontra-se disponível, site da Comissão Europeia , o Relatório Anual  do Comité de Proteção Social (CPS), relativo ao ano de 2021, que procede a uma análise global sobre o impacto das medidas tomadas pelos Estados-Membros em resposta ao COVID-19, para proteger o emprego, os rendimentos e o acesso aos serviços.
O relatório conclui que a evolução positiva alcançada na situação social, até ao início de 2020, foi interrompida e, de certo modo, revertida pela pandemia, tendo em conta as medidas de contenção implementadas para combater a propagação de COVID-19. Contudo, de acordo com o documento, o impacto social da crise foi mitigado pelo conjunto de medidas adotadas pelos Estados-Membros para proteger o emprego e apoiar o rendimento das famílias.


 

ver detalhe
Relatório Retribuição Mínima Mensal Garantida 2021
16-Nov-2021

Relatório Retribuição Mínima Mensal Garantida 2021

O GEP divulga o relatório Retribuição Mínima Mensal Garantida 2021 que foi distribuído na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, realizada em 16 de novembro de 2021.

Descarregue aqui o relatório (PDF, 1.40 MB).

Pode ainda consultar o separador de Estudos e Avaliação de Políticas no site do GEP.

ver detalhe
Dia Nacional da Igualdade Salarial - Mesa Redonda
12-Nov-2021

Dia Nacional da Igualdade Salarial - Mesa Redonda

O Diretor Geral do GEP, José Luís Albuquerque, participou na Mesa Redonda “A importância da Norma Portuguesa da Igualdade Remuneratória na diminuição das desigualdades salariais entre mulheres e homens em Portugal”, organizada pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), como forma de recordar o Dia Nacional para a Desigualdade Salarial, que este ano se assinalou no dia 11 de novembro. Moderada por Helena Ferro de Gouveia, Administradora da Lusa e da Global Media Group, participaram igualmente, Heloísa Perista, Consultora do Projeto Equality Platform and Standard, CESIS; Maria João Graça, Diretora do Departamento de Normalização do Instituto Português da Qualidade – IPQ e Tryggvi Haligrimsson, Directorate of Equality, Islândia.

A Sessão contou com a intervenção inicial de Carla Tavares, Presidente da CITE; Miguel Cabrita, Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional; Rosa Monteiro, Secretária de Estado da Cidadania e a Igualdade; Tove Bruvik Westberg, Embaixadora da Noruega em Portugal e Sandra Ribeiro, Presidente da CIG.

O projeto Equality Platform and Standard, financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants 2014-2021, do qual a CIG é Operadora de Programa, visa o desenvolvimento de instrumentos práticos para combater a desigualdade, entre os quais se destaca a elaboração da Norma Portuguesa relativa a um Sistema de Gestão de Igualdade Salarial e a conceção de uma plataforma digital que contribua para a monitorização das políticas públicas no âmbito da Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas.

Assista ao vídeo Dia Nacional da Igualdade Salarial | 11 novembro - YouTube.
 

 

ver detalhe