Eventos/Notícias

O GEP divulga nesta página os Eventos que promoveu ou em que participou e Notícias relacionadas com as áreas de intervenção do MTSSS.

Nova Plataforma Europass - Dar o próximo passo...
21-Jul-2020

Nova Plataforma Europass - Dar o próximo passo...

A Comissão Europeia fez o lançamento da nova Plataforma Europass no dia 1 de julho de 2020.

Esta nova plataforma fornece aos estudantes, jovens e trabalhadores ferramentas e informações úteis para comunicar as suas competências e gerir a sua carreira num mundo em rápida mudança. A plataforma Europass pretende ainda oferecer um conjunto de oportunidades ao nível da educação e emprego em toda a Europa.

Em termos práticos, a nova plataforma Europass será uma ferramenta importante para alunos e trabalhadores de toda a Europa ajudando-os a criarem candidaturas a empregos ou cursos; encontrarem informações sobre estudar e trabalhar em diferentes países europeus, bem como armazenar os seus diplomas digitais.

Além de novas ferramentas, através da plataforma pode-se aceder a informações relevantes sobre aprender e trabalhar na Europa, incluindo links para serviços nacionais fornecidos pelos Estados-Membros. Esta informação, bem como todas as ferramentas, está disponível em 29 línguas, gratuitamente, na esperança de inspirar muitos europeus a dar o próximo passo na sua aprendizagem e carreira com o Europass.

Saiba mais em www.europass.pt  ou https://europa.eu/europass/pt.

ver detalhe
Legislação Europeia da área digital - consulta pública da Comissão Europeia
14-Jul-2020

Legislação Europeia da área digital - consulta pública da Comissão Europeia

A Comissão Europeia lançou recentemente uma consulta pública sobre a legislação europeia da área digital, visando recolher a opinião dos cidadãos e de organizações privadas e públicas da EU – o que existe e o que pode ser melhorado -, incluindo em matérias relativas ao trabalho, trabalhadores e empresas, nomeadamente sobre empresas e trabalhadores que usam plataformas eletrónicas.

Informação mais detalhada pode ser encontrada aqui: 

A consulta pública está aberta até 8 de setembro de 2020 em: 

https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/Digital_Services_Act

 

ver detalhe
Melhoria das competências para a vida após a pandemia: Comissão Europeia publica orientações sobre competências digitais, 13 de julho 2020
14-Jul-2020

Melhoria das competências para a vida após a pandemia: Comissão Europeia publica orientações sobre competências digitais, 13 de julho 2020

A Comissão Europeia lançou no dia 13 de julho novas orientações para ajudar os educadores, os empregadores e os recrutadores a garantir que os europeus têm as competências digitais para prosperar no mundo do trabalho pós-coronavírus.

O relatório sobre competências digitais no trabalho (DigComp at work) e o seu Guia de Aplicação incluem medidas práticas, ações-chave, conselhos e recursos em linha para utilizar da melhor forma o Quadro Europeu de Competências Digitais da UE ao longo da «trajetória de empregabilidade», desde a educação ao emprego sustentável e ao empreendedorismo.

O apoio à gestão da transição digital está no centro da Agenda de Competências para a Europa. A Comissão avançará com esta iniciativa no outono, quando apresentar o Plano de Ação para a Educação Digital atualizado, juntamente com uma comunicação sobre a construção do Espaço Europeu da Educação.

O DigComp apoiará os países, as empresas e os parceiros sociais no seu esforço de desenvolvimento das competências digitais. Os estudos de casos no relatório apresentam exemplos práticos do desenvolvimento das competências digitais, e o Guia de Aplicação dá orientações específicas, exemplos e recursos úteis para a utilização do DigComp.       

ver detalhe
Webinar: Proteção social para a economia informal, 24 de junho 2020
22-Jun-2020

Webinar: Proteção social para a economia informal, 24 de junho 2020

No dia 24 de junho, às 10h30 de Lisboa, terá lugar um webinar dedicado ao alargamento da cobertura de Proteção Social aos trabalhadores e trabalhadoras da economia informal no contexto da COVID-19.

Este webinar é organizado pelo projeto ACTION/Portugal e contará com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Portugal, Ana Mendes Godinho. Consulte o Programa.

Para participar neste webinar deve seguir os seguintes passos pelo menos 10 minutos antes do horário de início do webinar:

1) fazer clique na seguinte ligação: https://us02web.zoom.us/j/8576649152?pwd=WTRHTis1Q1FLT1ZUcTAvRm9aZGxmdz09 

2) Na página digitar: 

  • ID da reunião: 857 664 9152
  • Senha: 233637

3) Irá entrar na sala de espera do Webinar. Permaneça por favor nessa sala até que lhe dêem acesso.

4) Para qualquer dificuldade ou dúvida pode entrar em contacto com n.castro@itcilo.org  / i.mendes@itcilo.org

ver detalhe
Webinar ‘Plano de Recuperação para a Europa’ no dia 9 de maio, Dia da Europa (11:30 - 13:00)
08-Mai-2020

Webinar ‘Plano de Recuperação para a Europa’ no dia 9 de maio, Dia da Europa (11:30 - 13:00)

Este ano o Dia da Europa, 9 de maio, é comemorado com eventos digitais destacando-se o Webinar ‘Plano de Recuperação para a Europa: Que lugar para a Coesão e Desenvolvimento Regional’.

O Webinar a realizar no dia 9 de maio, entre as 11:30-13:00, na plataforma de streaming da União Europeia (https://ue.digitalstream.pt/), terá como  tema  "Que lugar para a Coesão e para o desenvolvimento regional na recuperação da União Europeia pós-COVID19?".

No debate participam Elisa Ferreira (comissária europeia), Nelson de Souza (ministro do Planeamento), Ana Abrunhosa (ministra da Coesão Territorial), Álvaro Amaro (eurodeputado), Pedro Marques (eurodeputado, e Carlos Silva Santiago (presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro).

A conversa sobre o plano de recuperação para a Europa será moderada pela jornalista Raquel Morão Lopes e vai incluir perguntas de quem assiste. 

Participe, no Dia da Europa, 9 de maio, 11:30 - 13:00

 

Pode consultar o Video da Conferência.

ver detalhe
04-Mai-2020

"19 Recomendações para Adaptar os Locais de Trabalho e Proteger os Trabalhadores", disponibilizadas pela ACT

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em articulação com a ACT e a DGS,  disponibilizou "19 Recomendações para Adaptar os Locais de Trabalho e Proteger os Trabalhadores", para que nenhum cuidado seja esquecido e para que as empresas funcionem da melhor forma possível no momento em que se aproxima o regresso ao local de trabalho.

Consulte no site da ACT:

Estas recomendações foram lançadas durante o webinar “Locais de Trabalho Seguros em Tempos de COVID-19”, que se realizou hoje, dia de celebração do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

ver detalhe
COVID-19 e Direitos Humanos: orientações da Organização das Nações Unidas
24-Abr-2020

COVID-19 e Direitos Humanos: orientações da Organização das Nações Unidas

No quadro do desenvolvimento mundial da pandemia COVID 19, o Gabinete dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas está a emitir um conjunto de orientações e produtos sobre muitas dimensões da pandemia em termos de direitos humanos, que podem ser consultadas na página Web dedicada à COVID-19.

Entre as notas de orientação encontram-se recomendações sobre o que os Estados podem fazer para proteger os direitos das mulheres e das raparigas, sobre as crianças privadas da sua liberdade e sobre a forma como a COVID-19 está a afectar os direitos das pessoas LGBTI. Estas recomendações são actualizadas à medida que surgem novas questões.

Na página web COVID-19 pode ser encontrado também o documento global “Orientação COVID-19”, regularmente actualizado. Este documento resume muitas das questões prementes, avalia medidas de políticas e estabelece o quadro das leis e normas internacionais em matéria de direitos humanos aplicáveis ao contexto da atual crise multifacetada.

A "Orientação COVID-19" fornece informações por categorias-chave, incluindo: acesso aos cuidados de saúde; medidas de emergência; habitação; pessoas com deficiência; idosos; crianças; pessoas detidas e em instituições; liberdade de expressão e acesso a informações; estigmatização, xenofobia, racismo; migrantes, deslocados e refugiados; impactos sociais e económicos importantes; privacidade; género (incluindo violência doméstica); água e saneamento; povos indígenas; e minorias.

Na página web COVID-19 estão ainda disponíveis vários materiais de referência, que incluem as últimas notícias sobre questões e situações de direitos humanos relacionadas com a COVID-19, através de comunicados de imprensa, notas de imprensa, comentários e vídeos com a presença da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

A página Web constitui-se também como uma porta de entrada para todos os comunicados de imprensa relacionados com a COVID emitidos pelos 56 peritos independentes da ONU, conhecidos como Relatores Especiais, que têm mandatos específicos sobre questões que vão desde execuções extrajudiciais e violência contra as mulheres até à dívida externa, habitação, pobreza e direito à saúde; bem como sobre certos países e territórios individuais, como a Coreia do Norte, Mianmar e o território palestiniano.

ver detalhe
Indicadores Covid-19 MTSSS
16-Abr-2020

Indicadores Covid-19 MTSSS

O GEP disponibilizará regularmente um conjunto de indicadores de apoio à análise dos efeitos da Pandemia COVID-19 no mercado de trabalho, nomeadamente com base em informação da Segurança Social, IEFP e DGERT.

Estes indicadores passam a estar disponíveis em:

ver detalhe
Covid-19: CASES apela ao voluntariado e lança plataforma onde podem ser encontradas iniciativas em curso no país
07-Abr-2020

Covid-19: CASES apela ao voluntariado e lança plataforma onde podem ser encontradas iniciativas em curso no país

Num momento em que o país e o mundo atravessam uma situação inédita devido ao surto de Covid-19, e em que as pessoas, especialmente as mais idosas, estão aconselhadas a não sair das suas casas, é importante que exista uma forma de ajudar o próximo nas mais diversas vertentes.

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), no âmbito das suas competências na área do voluntariado, criou uma plataforma na internet que disponibiliza as iniciativas de voluntariado de Norte a Sul do país, os movimentos e as plataformas criadas para dar resposta às pessoas que mais apoio precisam.

Esta área on-line permitirá, a quem se quiser voluntariar, identificar as iniciativas que mais se adequam ao seu perfil e à sua disponibilidade.

A informação estará em permanente atualização, de forma a acompanhar e a complementar todas as ações de voluntariado que estão a ser dinamizadas e implementadas a nível nacional.

Toda a informação está disponível aqui: https://www.cases.pt/voluntariado/covid-19/

É ainda possível consultar a Plataforma Portugal Voluntário, através do link www.portugalvoluntario.pt.

Para divulgar iniciativas, identificar necessidades ou obter mais informações, contacte voluntariado@cases.pt 

Veja o video #CuidaDeTodos 

Fonte: CASES 

ver detalhe
Consulta Pública: desigualdade salarial em função do sexo – transparência na remuneração de homens e mulheres.
23-Mar-2020

Consulta Pública: desigualdade salarial em função do sexo – transparência na remuneração de homens e mulheres.

Na sequência da publicação da Estratégia da Igualdade de Género 2020-2025, a 5 de março, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública para obter informações sobre a discriminação salarial baseada no género, as medidas e instrumentos de transparência remuneratória utilizados e a aplicação do princípio de «salário igual para trabalho igual ou trabalho de igual valor entre mulheres e homens». 
 
Os resultados desta consulta serão integrados na avaliação de impacto inicial, publicada em janeiro de 2020, a fim de apoiarem os trabalhos de preparação de uma iniciativa da Comissão Europeia de introdução de medidas vinculativas sobre transparência salarial ao nível da União Europeia até ao final de 2020.
 
A consulta pública tem uma vasta abrangência, pretende reunir os contributos de cidadãos, autoridades e administrações públicas, parceiros sociais, organizações da sociedade civil, comunidade académica e de investigação, a fim de encontrar formas de melhorar a aplicação do princípio da igualdade salarial, consagrado na Diretiva relativa à igualdade entre homens e mulheres e na Recomendação sobre a transparência salarial de 2014.
 
A consulta aos cidadãos e partes interessadas poderá ser feita, em língua portuguesa, através da resposta ao questionário disponível em linha neste sítio Web e está aberta até 28 de maio. A consulta específica aos Estados-Membros e aos Parceiros Sociais deverá ser realizada até ao dia 14 de maio.
ver detalhe