Foi adotado, no passado dia 20 de junho, pelo Conselho EPSCO (Ministros do Emprego e Assuntos Sociais) o Relatório sobre a adequação das pensões 2024 que é elaborado conjuntamente pelo Comité da Proteção Social e pela Comissão Europeia de três em três anos. Para além do Relatório, o Conselho EPSCO aprovou um conjunto de Conclusões sobre a adequação das pensões.
A análise do relatório reafirma a importância e a resiliência dos sistemas públicos de pensões, face aos crescentes desafios que enfrentam. O relatório apresenta cinco grandes conclusões, sustentadas por dezasseis mensagens-chave e é composto por dois volumes: i) o primeiro analisa a adequação global das pensões da UE e o impacto das recentes crises no nível de vida dos pensionistas; ii) o segundo apresenta perfis pormenorizados dos regimes de pensões em cada um dos 27 Estados-Membros e na Noruega.
As principais conclusões do Relatório sobre a Adequação das Pensões, juntamente com o Relatório sobre o Envelhecimento (Grupo de Trabalho Ageing) serão debatidas em conjunto, no próximo dia 27 de junho, na conferência que terá lugar em Bruxelas e on line: "Navegar no futuro: Desafios e oportunidades da longevidade na Europa.
Mais informação pode ser consultada no site da Comissão Europeia/Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão.