No dia 5 de novembro, realizou-se, via videoconferência, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Concessão de Financiamento das Obras de Reabilitação e Instalação de Acessibilidades para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (CENORF) de Cabo Verde.
O documento foi assinado entre o CENORF, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (MTSSS) e o Ministério da Família e Inclusão Social de Cabo Verde (MFIS), no âmbito da cooperação entre estes dois ministérios.
A sessão contou com a participação de representantes de ambos os Ministérios e do CENORF, bem como do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, que realçou a importância dos projetos apoiados pelo GEP/MTSSS naquele país.
O CENORF é a única entidade que presta serviços especializados em matéria de ortoprotesia e reabilitação física/motora em Cabo Verde, tendo a sua atividade limitada pela existência de barreiras arquitetónicas no acesso aos serviços que presta.
Aprovado o financiamento da empreitada de reabilitação do Centro e assinado o respetivo protocolo, terão agora início as obras de requalificação, que deverão estar concluídas em janeiro do próximo ano, por forma a melhorar o acesso aos serviços por parte das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Este Protocolo sinaliza a importância dada pela cooperação do MTSSS ao apoio à deficiência em Cabo Verde, área que constitui uma das prioridades do Programa de Cooperação que este Ministério firmou com o MFIS para o período 2018-2021.
Veja a notícia da Inforpress, agência cabo-verdiana de notícias.
