A Comissão Europeia lançou uma consulta pública, aberta de 25 de julho até 24 de outubro de 2025, com vista a obter contributos e evidências que apoiem a definição da primeira Estratégia da União Europeia de Combate à Pobreza.
Trata-se de uma oportunidade para cidadãos, organizações, especialistas e partes interessadas contribuírem para uma iniciativa que visa reforçar a proteção social, combater as causas estruturais da pobreza e reduzir em, pelo menos, 15 milhões o número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social até 2030, incluindo pelo menos 5 milhões de crianças.
A futura Estratégia visa ainda contribuir para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e para alcançar a meta da UE para 2030 de redução da pobreza. Além disso, visa proporcionar um quadro para uma ação concertada a nível da UE e dos Estados-Membros, de modo a combater os fatores sistémicos e as causas profundas da pobreza. Analisará o que funciona através de uma abordagem baseada no ciclo de vida destinada a combater os riscos de pobreza.
De acordo com a Comissão, a futura Estratégia deverá ser composta por:
- novas iniciativas numa perspetiva de investimento social (para prevenir, proteger e apoiar vias de saída da pobreza),
- aceleração da execução de iniciativas existentes (considerando simultaneamente a simplificação, sempre que possível),
- identificação de investimentos e reformas que contribuam para a redução da pobreza e o aumento das boas práticas, uma maior utilização da avaliação do impacto distributivo e a integração noutras políticas, a governação e um melhor acompanhamento, e avaliação da eficácia das políticas.