Prémio António Dornelas

Prémio António Dornelas

No âmbito das comemorações do centenário do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), em 2017 procedeu à criação do “Prémio António Dornelas”.

O prémio é e será uma homenagem ao professor universitário António Dornelas, sociólogo, especialista em assuntos laborais, coordenador do Livro Verde das Relações Laborais de 2006, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, assessor do Presidente da República para o Trabalho e Assuntos Sociais e Secretário de Estado do Trabalho e Formação.

Os trabalhos ou estudos apresentados e que, eventualmente, venham a ser galardoados poderão contribuir para uma reflexão, análise e avaliação das políticas públicas ou assumir um carácter mais inovador em algumas áreas ou ainda apresentarem formas inovadoras em metodologias estatísticas.

Candidatos:

  • Estudantes, investigadores e docentes universitários de qualquer instituição do ensino superior.
  • A candidatura pode ser individual ou coletiva.

Trabalhos admitidos a concurso:

  •  Artigos/papers, teses de mestrado/doutoramento em qualquer uma ou várias áreas de intervenção do Ministério, a saber: emprego, formação profissional, relações laborais e condições de trabalho, solidariedade e segurança social, nomeadamente sobre políticas sociais de combate à pobreza e de promoção da inclusão social, de natalidade e de apoio à família e a crianças e jovens em risco, de apoio a idosos, bem como de inclusão das pessoas com deficiência.
  • Apresentação, preferencialmente, em língua portuguesa mas também poderá ser em língua inglesa

Apresentação de candidaturas:
Através do preeenchimento do formulário (a disponibilizar), a ser submetido através do email gep.eventos@gep.mtsss.pt, acompanhado do projeto a concurso e de documento emitido pela instituição de ensino superior respetiva que ateste a qualidade de estudante, docente ou investigador dos respetivos candidatos.

O prazo para a apresentação das candidaturas decorre habitualmente até 31 de janeiro, relativo a trabalhos realizados no ano anterior.

Até 31 de janeiro de 2019, foram entregues as candidaturas relativas às 3.ª edição do Prémio.

A lista dos premiados das edições 2017 e 2018, podem ser consultadas abaixo:

O regulamento do "Prémio António Dornelas" foi publicado na Portaria n.º 110/2017, de 16 de março.