Sobre a Biblioteca

A Biblioteca tem como missão e objetivo, prestar apoio documental e informacional aos gabinetes governamentais e outras estruturas de missão, assim como servir públicos externos interessados nas áreas de atuação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilizando leitura presencial, empréstimos, serviço de referência e acesso a bases de dados.

Até ao início da década de 60, o Ministério das Corporações e Previdência Social (MCPS) não teve nenhuma biblioteca central, esse papel pertenceu à Biblioteca do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (INTP), situada na Rua da Junqueira.

A 23 de Setembro de 1966, é inaugurado o edifício do Ministério das Corporações e Previdência Social, na Praça de Londres. Este edifício contempla de raiz uma sala de leitura e a biblioteca, assim como o espaço de arquivo na cave e subcave.

Nesta época a biblioteca possuía “as melhores e mais recentes obras sobre as matérias ligadas (…) ao corporativismo, direito (corporativo, de segurança social e do trabalho), economia educação, família, habitação, humanismo, ciência politica, problemas sociais e sociologia etc. etc.”. 

Uma curiosidade: para estas novas instalações, o Ministério adquiriu um sistema de arquivo de fichas eléctrico, “Diebold”, americano que se destinava à consulta na sala de leitura e que tinha capacidade para 700.000 fichas. Foi a primeira biblioteca do país a possuir “tão avançado sistema de armazenagem de fichas!”. Este ficheiro ainda existe!

O mobiliário da sala de leitura foi totalmente pensado com o cuidado de “equiparmos com móveis agradáveis, quanto ao estilo e comodidade: aqui encontram-se estantes práticas e resistentes ao tempo e ao peso dos livros (…) Também se cuidou especialmente da iluminação desta sala instalando luzes na parte superior das estantes a fim de facilitar a leitura das cotas”.

A Biblioteca/sala de leitura teve, ao longo da sua história, várias designações e tutelas mas sempre ligado ao Ministério do Trabalho, também este com várias designações ao longo da sua notável história.