Posto do investigador

O Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) disponibiliza acesso a microdados para fins de investigação académica, em ambiente seguro (safe center), no Posto do Investigador na Biblioteca (10h00 às 17h00, horário que pode ser alargado mediante acordo).

Neste posto é possível consultar os microdados dos Quadros de Pessoal anonimizados, de 1985 a 2017, em SPSS ou STATA, de forma gratuita, para trabalhos de investigação académica.

A consulta dos microdados é apenas permitida para trabalhos de investigação académica, sem contrapartidas financeiras associadas, sendo necessária a assinatura de um Termo de Responsabilidade, em que explicita as regras desta consulta, nomeadamente o facto de serem apenas enviados aos investigadores os quadros de apuramentos realizados (outputs), depois de validados pela equipa do GEP, não sendo permitida a saída de informação individualizada. 

Para além dos Quadros de Pessoal, estão ainda disponíveis os microdados dos Acidentes de Trabalho de 2000 a 2016 (tendo por base as participações entregues pelas seguradoras) e do Balanço Social de 1995 a 2008.

Para mais informações e marcação do Posto do Investigador, preencher o formulário de Pedido de informação estatística, referindo o(s) dia(s) pretendido(s), assim como o objectivo e a informação a consultar.

Os microdados dos Quadros de Pessoal estão ainda disponíveis, para investigadores credênciados, no Instituto Nacional de Estatística (INE).