Inquéritos

O Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS) produz estatísticas oficiais, no âmbito da delegação de competências do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A resposta aos inquéritos quando solicitada pelo GEP é obrigatória ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º da Lei do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 22/2008, de 13 de maio).

Esta obrigatoriedade somente se aplica às entidades que integram a amostra dos inquéritos, sendo neste caso solicitadas para o efeito, através do envio de uma circular.

Entrontra-se a decorrer a recolha do "Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho - Abril de 2019".

O prazo de resposta termina em 14 de junho de 2019.

Este Inquérito tem como objetivo obter informação sobre os níveis médios mensais e horários de remunerações de base e ganhos, dos trabalhadores por conta de outrem, nas diferentes atividades económicas e níveis profissionais. 

A informação é relativa apenas aos estabelecimentos/unidades locais selecionados, exceto no que se refere à atividade económica Construção em que devido à sua especificidade os dados solicitados se referem à totalidade da empresa. Caso a entidade inquirida seja um Município ou um Serviço Municipalizado, só é necessária informação sobre os trabalhadores que estejam afetos à Captação, Tratamento e Distribuição de Água

Para responder aceda aqui.

Entrontra-se a decorrer a recolha do Inquérito aos "Salários por Profissões na Construção - abril de 2019".

O prazo de resposta termina em 14 de junho de 2019.

Este inquérito tem como objectivo a recolha de informação sobre a taxa de salário mensal e horário (remuneração devida ao posto de trabalho independentemente das características dos trabalhadores que o ocupam) e à duração média do trabalho semanal para as profissões mais características no setor da Construção Civil.

Para responder aceda aqui.

Neste momento não exite nenhum "Inquérito aos Empregos Vagos" a decorrer.

Informação estatística resultante deste inquérito pode ser consultada Sínteses/Publicações.

Neste momento não existe nenhum "Inquérito ao Custo da Mão de Obra" na fase de recolha.

Os Contactos para esclarecimento de dúvidas sobre o preenchimento da informação dos diversos Inquéritos podem ser consultados no site dos INQUÉRITOS (rodapé).

Sugerimos que utilize a plataforma de pedidos de apoio disponível no mesmo site, na área “Reportar Problema”, em alternativa aos telefones.