Inquéritos

O Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS) produz estatísticas oficiais, no âmbito da delegação de competências do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A resposta aos inquéritos quando solicitada pelo GEP é obrigatória ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º da Lei do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 22/2008, de 13 de maio).

Esta obrigatoriedade somente se aplica às entidades que integram a amostra dos inquéritos, sendo neste caso solicitadas para o efeito, através do envio de uma circular.

Neste momento não exite nenhum "Inquérito aos Ganhos e à Duração do Trabalho" na fase de recolha.

Informação estatística resultante deste inquérito pode ser consultada em Sínteses/Publicações (Categoria 3 - Remunerações) ou através do acesso direto.

Encontra-se a decorrer até 31 de janeiro, o "Inquérito à Estrutura dos Ganhos" relativo ao ano de 2018.

Este inquérito insere-se no programa estatístico europeu e é efetuado em colaboração, pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social (GEP/MTSSS) e as entidades com atribuições nas áreas do emprego, em cada uma das regiões autónomas. Mais concretamente, na Região Autónoma dos Açores (RAA), o Observatório do Emprego e Formação Profissional da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (OEFP/DREQP), e na Região Autónoma da Madeira (RAM), a Secretaria Regional da da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Direção Regional do Trabalho e da Ação Inspetiva . 

O inquérito tem como objetivo a recolha de dados comparáveis a nível da UE, sobre ganhos mensais e anuais dos trabalhadores por conta de outrem e também sobre a duração do trabalho. 

Para o esclarecimento de dúvidas e outras questões relacionadas com este inquérito, utilize a opção “Reportar problema”, disponível na plataforma de resposta aos inquéritos ou contacte-nos pelo telefone 21 595 35 76.

Para responder aceda aqui.

Informação estatística resultante deste inquérito pode ser consultada em Sínteses/Publicações (Categoria 3 - Remunerações) ou através do acesso direto.

 

Neste momento não existe nenhum "Inquérito aos Salários por Profissão na Construção" a decorrer.

Informação estatística resultante deste inquérito pode ser consultada em Sínteses/Publicações (Categoria 3 - Remunerações) ou através do acesso direto.

 

Entrontra-se a decorrer a recolha do "Inquérito aos Empregos Vagos – 4º trimestre de 2019".

O prazo de resposta termina em 21 de fevereiro de 2020.

Este inquérito tem como objectivo a monitorização do volume e estrutura da procura de mão de obra e a deteção de carências e desajustamentos no mercado de trabalho.

Para responder aceda aqui.

Informação estatística resultante deste inquérito pode ser consultada em Sínteses/Publicações (Categoria 1 - Emprego/desemprego) ou através do acesso direto.

 

Neste momento não existe nenhum "Inquérito ao Custo da Mão de Obra" na fase de recolha.

Informação estatística resultante deste inquérito pode ser consultada em Sínteses/Publicações (Categoria 3 - Remunerações) ou através do acesso direto.

Os Contactos para esclarecimento de dúvidas sobre o preenchimento da informação dos diversos Inquéritos podem ser consultados no site dos INQUÉRITOS (rodapé).

Sugerimos que utilize a plataforma de pedidos de apoio disponível no mesmo site, na área “Reportar Problema”, em alternativa aos telefones.