Catálogos

Imagem do CATESOC - CATálogo bibliográfico na área Económico-SOCial

O CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC) está disponível online, e permite perquisar de forma estruturada toda a documentação existente na Biblioteca.

Permite pesquisar os cerca de 92.000 registos, no âmbito das áreas de atuação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.               

Imagem do ARQESOC - ARQuivo histórico na área Económico-SOCial

O projeto Arquesoc visou o levantamento, recuperação, tratamento arquivístico e eletrónico dos fundos arquivísticos históricos dos organismos do extinto Ministério das Corporações e Previdência Social e outros de interesse fundamental para a história contemporânea desde os finais do séc. XIX.  

Este projeto que incidiu sobre os núcleos: Inspeção dos Organismos Corporativos, Junta de Ação Social, Serviços de Ação Social, Instituto dos Seguros Sociais Obrigatórios, Junta Central das Casas do Povo, Fundo das Corporações, Associações de Classe, Comissariado do Desemprego e Conselho Superior da Acção Social.

Todos estes espólios foram incorporados na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e são de grande importância para a memória do Ministério do Trabalho assim como para a memória colectiva do país, e são de uma enorme grandeza, uma vez que retractam não só o funcionamento das instituições durante o período do Estado Novo bem como da sociedade em geral.

O GEP disponibiliza a pesquisa de arquivo, assim como o acesso físico à documentação, caso esta ainda se encontre sob tutela do GEP ou da Secretaria- Geral.

Portugal adotou recentemente uma lei para promover a igualdade de remunerações entre mulheres e homens e para efetivar o princípio de «salário igual para trabalho igual ou de igual valor».

Um dos instrumentos inovadores introduzidos por esta nova legislação é o Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, que pretende oferecer mais e melhor informação estatística sobre esta matéria.

A primeira edição do Barómetro, apresentada no dia 27 de junho de 2019, num Seminário Internacional sobre Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens, pretende ser uma ferramenta de apoio à reflexão, monotorização e promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor, no âmbito da Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto.

A primeira edição do Barómetro tem por base os dados dos Quadros de Pessoal de 2017 e reporta-se a todo o país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Barómetro Destaque

Consulte o Barómetro das diferenças remuneratórias entre Mulheres e Homens

 

 

Capa da publicação

27/06/2019

(ficheiro excel Barómetro.xlsx)

27/06/2019

 

dfdsfdsfds